Você está em: Objetivo / Acontece / FICO: maior evento musical estudantil do Brasil comemora 45 anos

FICO: maior evento musical estudantil do Brasil comemora 45 anos


A cada ano, o Festival Interno do Colégio Objetivo (FICO) se supera em profissionalismo, diversão, alegria e beleza. Em sua 45ª edição, talentos subiram no palco para expressar a sua arte por meio da música. Em 4 de setembro, milhões de decibéis, imagens e canhões de luzes espalharam-se por toda a extensão do Espaço das Américas, casa de shows especialmente preparada para receber os alunos e uma plateia entusiasmada.

Ter a oportunidade de se apresentar no festival não é fácil, a seleção é criteriosa. Depois de se dedicarem durante meses, com a composição de suas criações musicais, os alunos são avaliados em pré-eliminatórias. Na grande final, eles são minuciosamente analisados por um grupo de jurados.

Sabe quem já participou do júri no FICO? Jorge Ben Jor, Adoniran Barbosa, Lulu Santos, Raul Seixas, Rita Lee, Alcione e Beth Carvalho são alguns dos artistas que já honraram o evento.

A banda FICO, liderada pelo professor Eurico Pellegrino, também guitarrista e cantor, auxiliou todos os participantes, nos ensaios e durante as apresentações. “A Música é a maior fonte agregadora da humanidade. Um festival como esse é fundamental para os alunos também terem noção de produção musical, equipamentos de som e luz, roteiro, meios de divulgação e outros detalhes do meio artístico”, afirma Eurico.

Outros mestres também soltaram a voz e arrancaram muitos aplausos. A banda Dream Teachers – composta pelos professores Thomas, Guima, Adriano e pelo plantonista Fabiano – cantou Born to be wild, da banda Steppenwolf. O professor Bruno Valle preferiu soltar a voz com o rock nacional Aluga-se, composição consagrada de Raul Seixas, e o professor Nunes cantou Natasha, do Capital Inicial.

Estudantes e mais estudantes, cada qual com sua habilidade, deram o tom ao espetáculo. Entre uma performance e outra, não poderia faltar a atuação dos apresentadores do evento, um time formado por professores e alunos. “A maior importância do FICO é dar oportunidade para os jovens mostrarem seus talentos musicais. A prova disso é que muitos cantores e compositores renomados passaram por ele. Temos que nos lembrar também do trabalho e da empolgação dos alunos na organização. Todos se envolvem”, comenta o professor Antônio Salles, um dos apresentadores do festival.

O FICO sempre é encerrado por bandas de renome nacional, cujos integrantes, muitas vezes, lançaram-se no próprio festival, quando ainda eram alunos: Herbert Vianna (Paralamas do Sucesso), Dinho Ouro Preto (Capital Inicial), Roger (Ultraje a Rigor), Supla e Tiê são alguns deles. Na edição 2016, a banda Capital Inicial fechou a festa de 45 anos do evento.

Galeria dos premiados
1º lugar – Inédita
Música: Respirar (composição: Leonardo Buccoleri)
Objetivo Vergueiro

2º lugar – Inédita
Música: Perfume alecrim (composição: Felipe Matias Berg)
Objetivo Paulista

3º lugar – Inédita
Música: Eu não sou psicopata (composição: Luccas Zaghis Mattos)
Objetivo Paz

Melhor Cover
Melhor Banda
Black Sabbath Cover Brasil
Aluno: Douglas Marinho Camargo Júnior
Música: War pigs – Black Sabbath
Objetivo Teodoro

Melhor Intérprete
Nathalie Salviano
Música: Creep
Objetivo Tatuapé

Melhor DJ
Raphael Pazin e Pedro Queiroz
Objetivo Paulista

Destaques:

Revelação
Felipe Matias Berg
Objetivo Paulista

Melhor Tecladista
Maíra Greco Onias
Objetivo Vergueiro

Melhor Guitarrista
Luccas Z. Mattos
Objetivo Paz

Melhor Baterista
Matheus M. Carrilho
Objetivo Vergueiro

Melhor Baixista
Enzo G. Mansour
Objetivo Pinheiros

Melhor Show

Objetivo Teodoro
Alexandra Januário Milos
Bruna Junqueira Lopes
Giovana S. S. D’Aquino Anselmo
Gustavo R. Beraldo Barreto
Isabel de Santana Benevento
Juliana Gagliardi Mota
Kettlyn Ciceri
Laura Corrêa Tiepo
Manuela Meira S. S. e Silva
Maria Luíza Miessa Di Genio
Naomi Steinmetz

Objetivo Paulista
Camila N. Yamamoto
Eduardo Tae J. Kim
Tatiana Cersosimo

Objetivo Pinheiros
Agatha Jenny dos A. Messias
Giovanna Zacheo Lopes Soares
Isabela Dias Gonçalves
Larissa Miki Ishii Saijo
Maria Alice Archanjo Salvia
Maria Eduarda N. Bergamaschi
Maria Eduarda Valle Silva

Fotos Relacionadas