Objetivo e as profissões: foco na escolha de carreira


Escolher qual carreira seguir não é uma missão fácil para os jovens. São tantas informações e opções que é normal ficar na dúvida quanto à futura profissão, por isso pesquisar e conhecer cursos oferecidos e as oportunidades do mercado de trabalho são essenciais para a decisão final. Para sanar as dúvidas e ajudar na escolha, o Colégio Objetivo promoveu o Objetivo e as Profissões.

Realizado em parceria com a Universidade Paulista, no campus Indianópolis da Unip, o evento ofereceu palestras com profissionais especializados em diversas áreas.

Na palestra de abertura, o professor de Economia e Relações Internacionais Gustavo Segré falou sobre a importância de ser feliz e sentir-se realizado profissionalmente. “Faça algo de que goste e busque ser o melhor naquilo que faz. Não estude em função de dinheiro; deixe ele vir em função do que você estudou, independentemente do curso escolhido”, aconselha.

Para Beatriz Claudino Rosa, aluna da 3ª série do Ensino Médio do Objetivo Marquês, as palestras ajudaram a ver pontos de vista diferentes sobre a profissão que quer seguir. “A abertura com o Gustavo já valeu a pena, pois ele disse que não devemos nos limitar, podemos fazer tudo o que quisermos. Pretendo ser médica e tive a visão de três profissionais da área e de uma estudante”, afirma.

Os alunos interessados em graduação no exterior conferiram as opções de cursos existentes, os processos seletivos e os certificados de proficiência em inglês que costumam ser exigidos.

“Gostei de cursos pelos quais eu nunca pensei que poderia me interessar. Ainda estou na dúvida de qual profissão seguir, mas o evento me tirou muitas dúvidas e com certeza ajudará muito na minha escolha”, comenta Mayara Zhou, aluna da 2ª série do Ensino Médio do Objetivo Vergueiro.

Os vestibulandos também tiveram a oportunidade de visitar as instalações do campus da Unip, incluindo os laboratórios da área de Saúde e Engenharia, o laboratório de Veterinária e a clínica de Odontologia.

“Estou bem confusa, por isso assisti a palestras de áreas amplas: Medicina, Direito e Publicidade e Propaganda, o que me ajudou bastante. Os ministrantes eram bem legais e achei bem aprofundadas as discussões; vi como é a carreira do profissional e o cotidiano. Vou fazer algumas pesquisas, mas me interessei muito por Direito”, explica Letícia Grill, aluna da 3ª série do Objetivo Granja Viana.