A arte retratada em tela


Em meio a tintas, pincéis, cores, formas e uma infinidade de artistas, os alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental experimentaram, investigaram, apreciaram, se inspiraram e criaram suas próprias obras de arte. O resultado dos trabalhos foi apresentado na Mostra de Telas do Colégio Objetivo, realizada em 10 de dezembro, no campus Paraíso da Unip.

“A proposta da pintura das telas está baseada na leitura de imagens. Ao colocarmos as crianças para ler os quadros produzidos por artistas, estamos preparando-as para fazer uma leitura de mundo”, afirma Beth Sennes, coordenadora de Artes Visuais e Música do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Cada turma se inspirou na obra de um artista renomado, elementos ou personalidades do universo infantil. Os alunos do 2º ano do Objetivo Alphaville, por exemplo, trabalharam o tema Conhecendo Miró, desenho de memória. A obra Abaporu, de Tarsila do Amaral, foi a inspiração para as turmas do 3º ano do Objetivo Teodoro. Super-heróis foi o tema dos quadros do 4º ano do Objetivo Paz.

“Minha inspiração foi uma super-heroína que tinha ideias brilhantes. Quis mostrar o poder feminino. Adorei pintar a tela. Depois da exposição vou pendurar no meu quarto”, declara Nicole Madeleyne Silva Tatini, do 4º ano.

Durante a produção, as áreas de Língua Portuguesa, Inglês e Informática uniram conhecimentos para que os alunos utilizassem técnicas como pintura, tecelagem e interferência sobre a tela. Os artistas do 5º ano do Objetivo Granja Viana pintaram autorretratos, utilizando acrílico sobre tela, inspirados na técnica da pop art.

Na ocasião, os visitantes também assistiram ao espetáculo de dança e teatro da Cia. Druw, Lúdico. A peça tem inspiração nas figuras geométricas e coloridas do artista plástico russo Wassily Kandinsky. Ao narrar a transformação de uma tela branca em quadro, os seis bailarinos em cena conquistam a simpatia do público vivendo personagens inusitados como o ponto, a linha reta e o círculo.