Realidade Aumentada: aprender por meio da tecnologia


A Realidade Aumentada (RA) faz parte das aulas de Informática das turmas da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Objetivo. A proposta é ampliar a capacidade de explorar o mundo e tudo que está inserido nele. Os exercícios propõem de maneira mais clara situações que antes eram difíceis de serem representadas, pois possibilitam que as crianças interajam de forma ativa, estimulando o imaginário, o interesse e a curiosidade.
Entre as atividades realizadas na Educação Infantil, desenhos estáticos se transformam em personagens que ganham “vida”. As crianças escolhem um desenho impresso no papel, pintam e, com o apoio de um aplicativo no tablet, a imagem torna-se tridimensional, possibilitando a interação de todos em um jogo educativo.

“No momento em que a pintura ganha ‘vida’ e se transforma em jogo, a euforia é geral. Várias expressões de espanto surgem na sala. Depois, eles trocam desenhos entre si e ficam intrigados e perguntando: como é possível que objetos impressos ganhem movimento, imagem, som e interação?”, afirma Mônica Valls Moreira, coordenadora de Tecnologia da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

O aprendizado com a Realidade Aumentada permite que o conhecimento seja organizado de uma nova maneira. “O mais legal é que o aluno não tem medo de aprender novas possibilidades, basta desafiá-lo”, comenta Mônica.
Em uma atividade interdisciplinar de Português, Informática e Ciências, a turma do 2º ano do Ensino Fundamental descobriu inúmeras curiosidades sobre a fauna. Os alunos usaram cartas com alfabeto animal, montaram palavras e, no tablet, interagiram com animais, ouvindo o som de cada um deles. Em um outro trabalho, os alunos do 4º ano exploraram com riqueza de detalhes o sistema solar. No Projeto Leitura Viva, a tecnologia da RA foi utilizada a favor do estímulo à leitura das crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
Unindo as aulas de Informática e Língua Portuguesa, foi proposto aos alunos do 5º ano um jogo com tabuleiro e mídia digital. A turma foi desafiada a encontrar um baú repleto de tesouros escondido em um navio pirata que afundou, utilizando o aplicativo de Realidade Aumentada.

Em alguns eventos, os pais também têm a oportunidade de conhecer e interagir com seus filhos. Na reunião de apresentação dos trabalhos das Atividades Relacionadas ao Conteúdo (ARC) do Objetivo Granja Viana, os pais que visitaram a mostra foram apresentados ao mundo da RA pelos próprios filhos, que estavam bem à vontade com essa tecnologia. “Eles ficam orgulhosos em ver como as crianças estão introduzidas no mundo digital”, comenta Mônica.