Atividade estimula o hábito da leitura


Do cenário lúdico dos contos infantis às narrativas que encantam e envolvem as crianças em diversas histórias, a atividade “Leitura Viva” proporcionou lembranças únicas e marcantes, enfatizando o encantamento no mundo das palavras. Os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (séries iniciais) participaram de atividades lúdicas e envolventes relacionadas ao tema.

A proposta do exercício é estimular a criatividade e fortalecer o prazer e o encantamento pela leitura, e assim, contribuir para a formação de cidadãos leitores.

Os alunos do Objetivo Cantareira participaram de contação de histórias. As professoras utilizaram como recurso uma caixa “mágica” com diversas figuras e objetos que remeteram à sequência narrativa. As crianças também vestiram fantasias e acessórios para juntas criarem e encenarem uma história. No “Grafismo de história” foi contada uma história sem final e cada criança representou por meio de desenho ou escrita qual desfecho daria a ela.

O Objetivo Paz reuniu a tecnologia a favor do estímulo à leitura. Por meio de tablets, foi realizada a “Leitura Viva” de desenhos. As crianças utilizaram um aplicativo para vivenciarem a experiência virtual de realidade aumentada. Em um outro trabalho, a leitura de uma obra literária deu início à elaboração de cartões pop-up que retrataram elementos vivenciados na narrativa.