Encontro com a Literatura promove contato entre escritores e alunos


Seja por prazer, para se informar ou para estudar, a prática da leitura aprimora o vocabulário, dinamiza o raciocínio, a interpretação e favorece a escrita. Aliada no desenvolvimento da linguagem e das habilidades comunicativas, a leitura amplia horizontes ao propiciar o contato com diferentes ideias e pontos de vista. Nos Encontros com a Literatura, os alunos interagem com escritores, ilustradores e contadores de histórias.

Realizada ao longo do ano, a atividade destina-se aos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Os encontros são momentos especiais de encantamento em que os alunos têm a oportunidade de compartilhar com os convidados suas histórias e experiências.

“Literatura infantil é arte! Nela – e com ela – as crianças vivenciam emoções, experimentam novos espaços e tempos, fundam o imaginário. Tudo ganha ainda mais significado quando elas têm o privilégio de dialogar com autores e compartilhar com eles suas sensações e, com olhos curiosos, desvendar os segredos da criação literária”, comenta Deborah Cristina Catarinacho, coordenadora de Língua Portuguesa do 2o ao 5o ano do Ensino Fundamental.

A programação dos encontros segue a relação dos livros estudados em sala de aula e ressalta a importância do ato da leitura. “A visita é muito importante, pois, ao lermos um livro, surgem dúvidas e questionamentos que somente o autor pode elucidar. Além disso, é natural que os alunos queiram conhecer o criador daquela história que, muitas vezes, torna-se curioso ao olhar dos leitores”, comenta o professor Júlio César Michelato, coordenador de Português do 6o ao 9o ano do Ensino Fundamental.

José Roberto Torero, Marcus Aurélius Pimenta, Reginaldo Prandi, Jonas Ribeiro, Lalau, Laurabeatriz, Maísa Zakzuk, Rosana Rios, Heloísa Prieto, Shirley Souza, Telma Guimarães, Vinícius Campos e outros nomes da literatura foram às unidades do Colégio Objetivo trocar experiências, esclarecer dúvidas, apresentar curiosidades e falar sobre histórias e inspirações pessoais.

“Eles são encantadores. O contato com os meus leitores é importante para mim, pois recebo o feedback do meu trabalho. Também é um estímulo para a escrita. Nas conversas sempre surgem novas inspirações”, reflete a escritora Rosana Rios.

Estimulando a criatividade das crianças, Marina Bastos, Samuca e Edna Cardoso encantaram a todos com a contação de histórias. Fantasia e realidade misturam-se em uma brincadeira de faz de conta, na qual os atores deram vida às personagens. “Contando histórias criamos relações, valores, compartilhamos tempo, além de incentivar a leitura. Estou emocionada em estar no colégio onde estudei, passando esses valores aos pequenos”, declara Marina.

Os consultores Fernando Morais e Carmen Castellani ministraram workshops de inglês para as turmas do 6o e do 8o ano. The Lion King foi o livro apresentado por Carmen, e Fernando conversou com os alunos sobre a obra Mysteries of the Unexplained.

“Os encontros conseguem promover a leitura de outros tantos livros, meus ou de outros escritores. No fundo, mas bem lá no fundo, os livros são escritos e lidos porque eles fazem uma ponte entre o mundo palpável e o mundo das ideias, da imaginação, da liberdade criativa, e, cá entre nós, isso tudo é mágico demais”, reflete o escritor Jonas Ribeiro.