Praticar tênis contribui para o desenvolvimento físico e mental das crianças e jovens


O esporte é uma das atividades opcionais oferecidas pelo Programa Objetivo de Incentivo ao Talento (POIT)

A prática do tênis proporciona vários benefícios: equilíbrio, concentração, velocidade, força e flexibilidade.

Nas aulas ministradas no Colégio Objetivo, é utilizada a metodologia Play and Stay (Jogar e Ficar), desenvolvida pela Federação Internacional de Tênis (ITF). O progresso dos praticantes se dá por meio do ensinamento e aprimoramento técnico e tático.

A estratégia empregada estimula a todo o momento o jogo e a diversão. São utilizadas superfícies de jogo com dimensões reduzidas, bolas mais lentas e raquetes mais fáceis de serem manipuladas. Os alunos têm a possibilidade de aprender brincando e praticar, desde o primeiro momento, uma atividade que tem todas as características do jogo de tênis.

O colégio oferece todo o material pedagógico, inclusive a raquete. As aulas incluem aquecimento, alongamento, jogos e brincadeiras, com instruções teóricas e práticas dos elementos básicos do esporte. Elas são realizadas em grupos de, no mínimo, 4 e, no máximo, 16 alunos, iniciantes ou com pouca habilidade.

Alunos a partir dos seis anos já podem participar dessa atividade opcional. Nessa faixa etária, são realizadas atividades lúdicas para favorecer a concentração e a assimilação das técnicas.

“A partir do momento que a criança entra em quadra, tem o contato com a raquete, com a bolinha e com outros materiais que não fazem parte da dinâmica habitual do tênis, mas fazem parte do movimento coordenativo”, explica o professor Vinícius Gama.

Vídeos relacionados