Robótica: acessibilidade e sustentabilidade nas grandes cidades é tema de missões do TOR


Solucionar problemas recorrentes nas grandes cidades, tornando-as cada vez mais acessíveis e sustentáveis foi o tema do Torneio Objetivo de Robótica (TOR). O campeonato reuniu os alunos do Programa Objetivo de Incentivo ao Talento (POIT), que participam da atividade opcional Robótica.

“O TOR é a oportunidade para os alunos colocarem em prática tudo o que aprendem em sala de aula durante o ano. Eles criam robôs, programam e, o mais importante, trabalham em equipe e aprendem a lidar com as ideias e pensamentos dos outros colegas”, explica Mônica Valls Moreira, coordenadora de Tecnologia da Educação Infantil e do 1.º ao 5.º ano do Ensino Fundamental. 

Realizado em 5 de outubro, em uma arena especialmente montada no campus UNIP Cidade Universitária, o TOR segue os mesmos moldes do campeonato First Lego League (FLL). O desafio do robô proposto aos alunos do 1.º ao 9.º ano do Ensino Fundamental foi realizar as missões em uma mesa de competições, tudo de forma lúdica, simulando situações reais.

 Os robôs foram projetados, construídos e programados pelos próprios alunos. As missões foram apresentadas na competição, e a partir da divulgação, os alunos tiveram cerca de duas horas para montar as ferramentas, programar e testar. 

Na fase da competição, cada equipe teve três oportunidades para realizar as missões. Os robôs tiveram dois minutos e 30 segundos para executar o maior número de tarefas possível. Os juízes estavam atentos a qualquer deslize. Eles avaliaram tudo: o desempenho na mesa de competição, as estratégias utilizadas e o design do robô.

 A agilidade das equipes e a precisão dos robôs na busca por executar o maior número de missões foram necessárias para a conquista do troféu TOR 2019. 

Confira a classificação:

Nível 1

Campeão: Equipe Alpha Bots
2.º lugar: Equipe Mini Tauro
3.º lugar: Equipe Robô Teo 1
Confira a classificação completa

Nível 2

Campeão: Equipe EV3 Xbots​
2.º lugar: Equipe Erro 404
3.º lugar: Equipe Volts
Confira a classificação completa

Confira as fotos:

Vídeos Relacionados