Encontro Pedagógico - 04 de julho - On-Line


Primeira edição do Encontro Pedagógico on-line reúne educadores de todo o Brasil

Com o distanciamento social em tempos de pandemia da COVID-19, o setor de educação precisou se reinventar. O Sistema de Ensino Objetivo sempre foi pioneiro em tecnologias de aprendizado para proporcionar o melhor conteúdo aos seus alunos e com os educadores não seria diferente. Em 4 de julho foi realizada a primeira edição do Encontro Pedagógico on-line.      

No encontro, professores, coordenadores, diretores e mantenedores de todo o país debateram temas atuais, compartilharam informações sobre a prática pedagógica e aprenderam novas formas de trabalhar o material didático.

“A realização do encontro on-line foi uma conquista e motivo de grande satisfação. Queríamos oferecer aos nossos parceiros, nesse momento de isolamento social, que tem exigido de todos os educadores um grande esforço para dar conta de suas tarefas, uma oportunidade para nos reencontrarmos e estudarmos juntos. Conseguimos oferecer todos os cursos e palestras dos encontros presenciais e o que nos tocou foi vivenciar a alegria presente em todas as salas. O estudo foi muito importante, mas estarmos juntos, reforçando a força da parceria, trocando experiências foi um momento único!”, comenta Marcia Carvalhinha, coordenadora responsável pelo Departamento de Apoio Pedagógico.

Uma das aulas oferecidas aos educadores da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental foi Gamificação, interdisciplinaridade e aprendizagem criativa nos anos iniciais. Ministrada pela coordenadora de tecnologia Monica Valls Moreira e pelas professoras Carmen Célia Arcelino de Oliveira e Daiene da Silva Mello, a aula mostrou como a gamificação é um dos recursos que vêm ganhando visibilidade nos últimos anos, empregando ideias e mecanismos de jogos para engajar os alunos nos ambientes de aprendizagem. O curso ofereceu as bases teóricas para a compreensão da gamificação e promoveu oficinas para que os professores aplicassem a técnica em sala de aula.

O curso História e Ciências: o desafio de compreender os discursos sobre a defesa do meio ambiente foi direcionado aos educadores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A aula foi apresentada pela coordenadora de História Maria Teresa Vianna Van Acker e pelos educadores Fernando Henrique Drechsler Lourenço e Thiago Azevedo Rodrigues de Oliveira. A proposta foi aprofundar a discussão sobre o tema e promover oficinas e debates sobre temáticas que envolveram a extinção das espécies, a economia e a destruição de biomas, a revolução industrial e o progresso tecnológico, além das inovações comportamentais a favor da defesa do meio ambiente.

Os professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio assistiram à aula BNCC e Metodologias Ativas + Felicidade e Neurociência. Ministrado por Paula Nogueira, o curso foi dividido em momentos teóricos e práticas experimentais. Os participantes assistiram a uma apresentação sobre os objetivos educacionais no preparo das aulas e das avaliações e participaram de uma explanação sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), suas implicações no sistema de ensino e sugestões de metodologias ativas. A parte prática foi realizada por meio da orientação da ministrante e via internet.

Os diretores, mantenedores e coordenadores refletiram sobre a prática da profissão no curso Coordenação em foco. A aula foi ministrada pelas educadoras Monica Cristina de Souza, Cassia Barreto, Fabiana Costa e Flori Jane Spósito. As educadoras mostraram uma visão geral do trabalho do coordenador pedagógico no desenvolvimento escolar e abordaram a importância da rotina, das atividades formativas e do projeto de gestão da aprendizagem de forma ativa, dinâmica e atualizada, considerando o novo contexto educacional.

O encontro on-line foi um sucesso entre os participantes. “Essa experiência com certeza veio para ficar. Em breve teremos outras”, afirmou a coordenadora Marcia Carvalhinha.

Confira alguns depoimentos de participantes:

Joselene Dias Medeiros, coordenadora do Colégio de Pádua, Santo Antônio de Pádua (RJ).

“O encontro foi excelente, tanto para a coordenação quanto para os professores, que adoraram. Foi imensamente satisfatório, uma manhã cheia de aprendizado. Gostei muito, pois nossos professores amaram.”

Natália de Andrade Climaco, coordenadora do Centro Educacional Castro Alves, Diadema (SP).

“Eu e meus professores gostamos muito do formato on-line. Foi muito proveitoso. Seria muito importante que tivéssemos mais oportunidades como essa.”

Cátia Costa, diretora do Colégio Objetivo Ivaiporã, Ivaiporã (PR).

“Tivemos uma adesão muito boa. A maioria dos nossos professores participou e aprovou o formato on-line do Encontro Pedagógico. Parabéns pela organização! Já estamos ansiosos por novas datas.”