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Alunos do Objetivo conquistam primeiro lugar no Sumô de Robôs


“O aluno năo recebe a robótica passivamente; os resultados dessa competiçăo mostram que aqui ele cria a tecnologia que usará no futuro.”
Luís Rogério da Silva, coordenador dos treinamentos do Objetivo para as Olimpíadas de Informática e de Robótica

Os alunos do Colégio Objetivo mostraram mais uma vez que estudo, disciplina e determinaçăo săo as estratégias que os tornam vitoriosos em competiçőes científicas. Assim foi durante a segunda ediçăo da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR 2008), que promoveu o Sumô de Robôs, em 23 de agosto.
No nível 1, voltado a estudantes do Ensino Fundamental que apresentassem robôs de até 1 kg, as tręs primeiras colocaçőes couberam, respectivamente, ŕs equipes do Objetivo nomeadas pelos alunos como Hipérion, Saladino e Ivan, o Terrível. No nível 2, que agrupa estudantes do Ensino Médio com robôs de até 2 kg, eles faturaram nada menos que os dois primeiros lugares com as equipes Ícaro e Defenestrador, proeza admirável dada a complexidade de se programar e montar um robô. A vitória foi ainda mais celebrada pelo fato de os robôs ganharem as partidas principalmente graças a golpes Ippon, considerados os de maior valor na contagem dos pontos.
Ramon Silva, aluno do 8ş ano do Objetivo Paulista, compôs com Raul Dário e Mariana Terceros (ambos do Objetivo Paulista), Renato Ferreira e Jônatas Vieira (do Objetivo Marquęs) o grupo Hipérion, que faturou o primeiro lugar do nível 1. Ramon conta que participar dessa atividade foi uma experięncia única, já que, segundo ele, foi muito diferente dos outros torneios de que participou. “O mais emocionante é que havia muitos imprevistos e tínhamos que ser ágeis para resolvę-los. Além disso, a uniăo da equipe foi muito importante para a conquista do primeiro lugar”, explica. Renato Ferreira concorda com o colega dizendo que cada membro da equipe ficou responsável por uma tarefa para a confecçăo do robô: pesquisa, programaçăo e montagem, entre outras. “Ver o resultado, ou seja, o robô funcionando, compensou as muitas horas dedicadas a resolver os problemas. Na equipe, cada um podia opinar sobre o trabalho do outro, discutir idéias para que o resultado fosse melhor.”
Ícaro, equipe de Marcelo Torrealba e de seu colega Wallace Souza Silva, ambos da 1Ş série do Objetivo Marquęs, conquistou a primeira classificaçăo no nível 2. Marcelo diz que a sua participaçăo na OBR o deixou muito satisfeito. Com modéstia de campeăo, ele revelou que a Olimpíada o fez pensar em seguir carreira em áreas afins ŕ robótica.
Em todo o Brasil, as melhores equipes estaduais garantiram a participaçăo na última etapa da OBR, que acontecerá em Salvador (BA), de 25 a 30 de outubro de 2008.

O combate no Objetivo Paulista
O Sumô de Robôs é a parte prática da Olimpíada Brasileira de Robótica. No Estado de Săo Paulo, o Objetivo Paulista sediou o combate entre robôs, recebendo competidores de várias escolas de diferentes localidades. Os estudantes apresentaram seus próprios protótipos de robôs, os quais teriam de vencer desafios em arenas de plataformas circulares, com regras, digamos, nada flexíveis.
Para chegar ŕ primeira colocaçăo, os alunos do Objetivo consideraram que a implantaçăo de sensores era essencial para que as máquinas estivessem aptas a se movimentar sem sair da arena, bem como detectar o adversário e levá-lo para fora da área demarcada; tudo de forma autônoma, sem nenhuma intervençăo humana.
A cada rodada, sob o ritmo alucinante de uma torcida atenta a cada movimento, vencia o robô que primeiro conseguisse expulsar o adversário ou o que alcançasse a maior pontuaçăo. Participaram 14 equipes, sendo seis do Objetivo, formadas por até cinco participantes e orientadas por um professor de cada escola.
Segundo Luís Rogério da Silva, coordenador dos treinamentos do Objetivo para as Olimpíadas de Informática e de Robótica, ao se utilizar dos conceitos de diversas áreas do conhecimento para fazer com que as máquinas executem as tarefas, a robótica năo somente propicia os resultados como se beneficia deles. Ele conta que se trata de uma cięncia que reforça tópicos da Física e da Matemática e constitui um poderoso instrumento para estimular a inventividade, valorizar a iniciativa e desenvolver a autonomia na tomada de decisőes.
“Quando buscamos os exemplos do cotidiano para ilustrarmos conceitos abordados na sala de aula, é comum esbarrarmos na Mecatrônica. No Colégio Objetivo vamos além, pois o aluno năo recebe a robótica passivamente; os resultados dessa competiçăo mostram que aqui ele cria a tecnologia que usará no futuro”, complementa o professor.
O Sumô de Robôs realizado no Objetivo Paulista foi prestigiado por grandes nomes do ramo da informática e da robótica, tais como Microsoft Brasil, Vex Robotics e X Bot. A fim de tornar o torneio ainda mais animado, a X Bot instalou uma mesa de futebol de robôs que divertiu as torcidas durante todo o evento.
 “Desafios como a OBR e parcerias como as do Colégio Objetivo e da Universidade Paulista com a Microsoft permitem mostrar um pouco desse mundo tecnológico, trazendo jovens de várias idades sempre muito empolgados para mostrar seus trabalhos e conhecer o que existe de novidade na área”, comenta Alexandre Nardi, gerente de Novas Tecnologias para o Setor Acadęmico da Microsoft Brasil.
Ao final, -os primeiros colocados foram premiados pela Vex Robotics. Laércio Filippsen, diretor administrativo da Vex no Brasil, presenteou os estudantes com dois jogos contendo cinco microrrobôs da Coleçăo Hexbug.

Melhores momentos da II Olimpiada Brasileira de Robótica

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