Você está em: Objetivo / Saiba mais / Segunda Guerra Mundial

Segunda Guerra Mundial


Em 1939, portanto, há 70 anos, iniciava-se a Segunda Guerra Mundial, que viria pôr fim à vida de milhares de pessoas até 1945, algo que mudaria definitivamente a história do mundo em todos os sentidos.

O historiador Eric Hobsbawn considera essa guerra uma continuação da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), uma vez que a Primeira não havia acabado definitivamente com todos os problemas que deram origem à sua causa. As restrições impostas pelo Tratado de Versalhes à Alemanha, em 1919, fizeram nascer nesse povo um sentimento de revanche.

Os fatos que motivaram o início da Segunda Guerra foram o surgimento de regimes totalitários, como o fascismo italiano e o nazismo alemão, além de fortes objetivos militaristas e expansionistas. Os dois países passavam por uma grave crise econômica, que culminou em milhões de desempregados. Eles viram na industrialização, principalmente nas indústrias de armamentos e equipamentos bélicos, a solução para acabar os altos índices de desemprego. A Ásia e o Japão também tinham interesse de expandir seu território. Esses países se juntaram em um bloco militar, o Eixo, já que tinham objetivos em comum.

A invasão da Polônia pela Alemanha de Hitler em 1939 foi a causa do início da guerra. A França e a Inglaterra tentaram evitar, de maneira que acabaram por declarar guerra à Alemanha.

As alianças militares da época dividiram-se em dois grupos: de um lado, os aliados (liderados pela França, Inglaterra e União Soviética) e do outro, o Eixo (com a Alemanha, Itália e Japão).

Até 1941, o Eixo estava levando vantagem nas batalhas e confiavam na vitória em poucos anos. Mas, após o ataque japonês a Pearl-Harbor – base norte-americana no Pacifico –, a situação mudou. Isso, somado o prejuízo que os EUA teriam caso Inglaterra e França perdessem a guerra, porque os EUA financiavam esses países, fez os americanos entrarem na guerra. Com a participação dos EUA, a história começou a mudar, o que se concretizaria em 1945.

Os EUA lançaram sobre Hiroshima e Nagasaki bombas atômicas, matando grande quantidade de civis inocentes e deixando um rastro de destruição por longos anos nas cidades – a Guerra Fria estava prestes a estourar, e os EUA precisavam mostrar para o mundo sua força.

O Brasil teve uma pequena participação em batalhas na Itália, ajudando o exército americano derrotar os alemães já no final dos combates.

Dicas de alguns filmes sobre a Segunda Guerra Mundial:

- Além da linha vermelha
- O resgate do soldado Ryan
- Platton
- Nascido para matar
- A conquista da honra
- Cartas de Iwo Jima

online book