Você está em: Objetivo / Saiba mais / Ecologia

Ecologia


Ecologia é a ciência que estuda as relações entre os seres vivos e o meio em que habitam. A palavra Ecologia vem do grego: eco é igual a oikos e significa casa, e logia quer dizer estudo. Assim, Ecologia é o estudo dos ambientes que existem na natureza. A Ecologia é constituída de níveis de organização. São eles:

População: esse termo é utilizado originalmente para referir-se a um grupo de pessoas. Em Ecologia, ele significa um grupo de indivíduos da mesma espécie, habitando uma determinada área. Assim, falamos em populações de pardais, de formigas, e assim por diante.

Comunidade: o conjunto de populações de uma determinada área forma uma comunidade. Todas as populações de animais e plantas que vivem em um bosque, por exemplo, constituem uma comunidade.

Ecossistema: uma comunidade e o ambiente físico onde ela vive formam um ecossistema. Ele envolve as relações existentes entre os animais, as plantas, o ar, a água, a temperatura e tudo o mais que existe em um certo ambiente. Existem ecossistemas pequenos, como um pequeno lago que enfeita um jardim; já as lagoas, rios, campos e florestas são grandes ecossistemas.

Biosfera: a parte da Terra ocupada pelos seres vivos é a biosfera. Ela representa o conjunto de todos os ecossistemas.

Agora que você aprendeu sobre os níveis de organização, saiba que cada espécie apresenta uma determinada distribuição geográfica, vive em um habitat específico, no qual ocupa um certo nicho ecológico. A paca é um roedor que ocupa uma distribuição geográfica que vai desde a América Central até a América do Sul. Ela mora nos campos de capim, que é o seu habitat, e vive comendo raízes, que é o seu nicho. Habitat, portanto, é o seu endereço, enquanto nicho é a sua “profissão”.

Para que tudo isso fique equilibrado, é preciso que o homem preserve os ecossistemas. Por isso é muito importante conhecer as noções básicas da Ecologia, como saber de que forma os seres vivos interagem com o meio ambiente, conhecendo a função de cada um deles no ecossistema.

Por fim, é importante salientar que o ecossistema pode muito bem viver sem o homem, mas o homem não pode viver sem ele.

online book