Você está em: Objetivo / Acontece / Ciclo de palestras e visitas a universidades projetam estudantes ao futuro profissional

Ciclo de palestras e visitas a universidades projetam estudantes ao futuro profissional


Em uma série de eventos, o Objetivo orienta alunos prestes a encarar o vestibular para que não tomem decisões erradas no momento da escolha profissional

Faz parte dos principais anseios do ser humano pensar na carreira profissional. Mas é quando se chega ao Ensino Médio que essa questão passa a ser ainda mais latente.

Há pessoas que, desde muito cedo, já sabem qual profissão seguir. No entanto, há muitas outras que, por uma série de motivos, encontram dificuldades para escolher. E há também quem descubra, no meio do caminho, que aquela não foi a melhor opção, sendo necessário recomeçar.

Para evitar a perda de tempo e o desgaste que uma decisão impensada pode causar, o Colégio Objetivo preparou uma série de eventos com o intuito de orientar os jovens sobre a escolha profissional.

Durante o primeiro semestre de 2010, foram realizadas várias atividades, como visitas monitoradas aos campi da UNIP, Fundação Getúlio Vargas (FGV), USP e Unifesp. Também aconteceram palestras com renomados profissionais, entre eles Luis Carlos Rossato, coordenador do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Osvaldo Nakao, da Poli/USP, e Luiz Jurandir Simões de Araújo e João Domiraci Paccez, ambos professores da FEA/USP.

Visita monitorada à Unifesp

Na Unifesp, os alunos do Ensino Médio e do Curso Pré-vestibular do Objetivo foram recebidos por estudantes de Medicina que participam do Centro Acadêmico Pereira Barreto (CAPB), responsável pelas atividades culturais e que representa politicamente os alunos da instituição. Também recepcionaram o Objetivo membros da Associação Acadêmica Atlética Pereira Barreto (AAAPB), responsável pela integração entre alunos, médicos e professores por meio do esporte e do lazer.

A visita foi aberta por uma palestra que abordou a história da instituição, os cursos oferecidos, o processo seletivo e a utilização do Enem. Em seguida, os jovens visitaram o campus, onde conheceram a biblioteca central e o laboratório de Anatomia, bem como as sedes da CAPB e da AAAPB.

Conhecendo as profissões
No dia 16 de junho, o Colégio preparou um evento completo de orientação profissional, intitulado Ciclo de Palestras sobre Profissões, realizado na UNIP Paraíso.

A palestra de abertura foi proferida pelo professor Samuel Figueira Jorge, que leciona as disciplinas Mercadologia, Comunicação e Inglês na Universidade Paulista. Na apresentação, Samuel fez uma analogia, utilizando slides e vídeos, sobre a “trilha da escolha e suas paradas”.

Permearam a trilha traçada pelo professor na explicação pontos como autoconhecimento (a importância de conhecer as próprias potencialidades e predisposições), o futuro (análise de áreas afins e o planejamento para se atingir metas), experimentação (investigar as profissões, conhecer a rotina e o ambiente, bem como conversar com pessoas da área), os vários caminhos existentes e a decisão.

Escolha: ato de coragem

“Escolher é um ato de coragem. Antes da decisão, é preciso conhecer bem a si mesmo, os cursos oferecidos, as profissões e a realidade que as envolve”, enunciava um dos slides da palestra.
E este foi um dos pontos principais do evento: orientar os jovens sobre a importância de coletar o máximo de informações sobre as carreiras que os atraem. Para tanto, é preciso conhecer as disciplinas do curso, a rotina e o ambiente de trabalho, além de investigar os próprios talentos.

Tire suas dúvidas
Após a palestra, os estudantes tiveram contato com profissionais das mais diversas áreas que apresentaram peculiaridades de cada carreira e sanaram dúvidas. 

Os alunos puderam conhecer vários cursos, entre eles, Biomedicina, Educação Física, Farmácia, Nutrição, Ciência da Computação, Administração, Direito, Hotelaria, Psicologia, Secretariado Executivo Bilíngue, Jornalismo e Marketing.

A UNIP Paraíso também abriu as portas de sua clínica e dos laboratórios de saúde – conhecidos pela completa estrutura – para que os estudantes vissem de perto os recursos utilizados nessas carreiras.

De volta ao teatro, os alunos assistiram à palestra de encerramento ministrada pelo professor Tom sobre questões ambientais, que hoje envolvem todas as profissões.

Fotos Relacionadas