Você está em: Objetivo / Acontece / Catavento Educacional: um passeio pela Ciência

Catavento Educacional: um passeio pela Ciência


Existe algo mais divertido que um lugar onde a ordem é mexer e experimentar? Um local em que se aprende Biologia, Física, Química, Geografia, História e Astronomia, brincando? Trata-se do Catavento Educacional e Cultural, espaço interativo de Artes, Ciência e conhecimento geral, localizado no antigo Palácio das Indústrias, no centro de São Paulo, que, em setembro, recebeu os alunos do 6º ano do Colégio Objetivo.

À disposição dos visitantes, um mundo de atrações: do átomo ao maior planeta do Sistema Solar; do menor inseto aos maiores animais da Terra; das leis da Física às transformações químicas; do ecossistema à questão da preservação ambiental.

O local é dividido em quatro seções: Universo (com sua origem), Vida (que mescla Biologia e Geografia), Engenho (onde se pode realizar experiências físicas e químicas) e sociedade (com um misto de História e Geografia). Soa complicado? Não foi tanto assim.

É o que explica a aluna Marina Maciel Ansanelli: “O museu é bonito e tem muito assunto interessante para aprender. Participamos de um roteiro que abordou Astronomia, Biologia e Geografia. Particularmente, gostei mais da Geografia, pois o monitor se aprofundou bastante no tema e tirou algumas dúvidas, como o porquê de o núcleo da Terra ser mais quente que seu exterior.”
Como contou Marina, o Catavento oferece diversas atrações estimulantes, mas os alunos do 6º ano ficaram centrados em conteúdos voltados ao que estão aprendendo em sala de aula.

“A parte de que mais gostei foi a da Física, porque tem vários experimentos interessantes que me deixaram muito admirado, principalmente o da bolha de sabão. Gostei tanto, que fui novamente com a minha mãe, minha avó e dois colegas”, comenta o aluno Renan Philippe Zampieri.

Fotos Relacionadas