Você está em: Objetivo / Saiba mais / A Filosofia

A Filosofia


Por ser dotado de inteligência, o homem sempre desejou conhecer, aprender e entender tudo aquilo com que ele se relaciona. De onde viemos? Para onde vamos? Qual é a nossa função no mundo? Essas questões, naturalmente, obrigam-nos a refletir.

A reflexão é a origem da Filosofia, porque filosofar é, na verdade, refletir (pensar, raciocinar) sobre os assuntos que desejamos conhecer e entender.

A princípio, a Filosofia confundia-se com a Religião e a Mitologia, que buscavam explicações baseadas principalmente na fé. Com o passar do tempo, porém, a Filosofia tornou-se uma forma de pensamento específica, apoiando-se, sobretudo, no raciocínio, isto é, no pensamento lógico, que procurava uma explicação para os fenômenos da Natureza e para os acontecimentos, bem como para suas conseqüências.
As civilizações da Antigüidade desenvolveram formas diferentes de Filosofia. Podemos, portanto, falar em filosofia egípcia, chinesa ou hindu, por exemplo.

A civilização do Mundo Ocidental (Europa e América) tem sua origem na antiga civilização grega. Assim sendo, para os povos do Ocidente, o berço da Filosofia foi a Grécia. Os pensadores gregos foram os primeiros a separar a razão (raciocínio) da fé (crença pura). Os filósofos que mais se destacaram foram Sócrates, seu discípulo Platão e Aristóteles (discípulo de Platão).

Esses três sábios foram fundamentais para a evolução do pensamento filosófico ocidental. Para Sócrates, o objetivo principal de toda a reflexão é o conhecimento da verdade. Para Platão, o conhecimento da verdade só poderia ser adquirido pelo desenvolvimento de ideias. Finalmente, para Aristóteles, as ideias deveriam sempre obedecer a um raciocínio lógico. Esses três elementos – busca da verdade, valorização das ideias e raciocínio lógico – constituíram a base da Filosofia ocidental através dos séculos.

Muitos filósofos acrescentaram novas teorias e novas formas de refletir sobre os grandes problemas da Humanidade. Isso significa que a Filosofia, até hoje, não encontrou respostas definitivas para os questionamentos feitos pelos homens, mas ela nos ensinou a refletir e, dessa forma, a atuar melhor em nossa vida pessoal e em relação à sociedade.