Você está em: Objetivo / Acontece / Pequenos Inventores, Grandes Invenções: alunos criam objetos com sucata

Pequenos Inventores, Grandes Invenções: alunos criam objetos com sucata


De simples ideias nascem grandes invenções. As aulas de Ciências e Informática, destinadas aos alunos do 5º ano, trazem atividades que exploram os conceitos de eletricidade, magnetismo e robótica, e culminam na exposição Pequenos Inventores, Grandes Invenções.

Para a realização da mostra, os estudantes arquitetaram objetos utilizando materiais recicláveis. As turmas tiveram aulas sobre as diferentes fontes de energia, fizeram experiências em laboratório utilizando eletricidade, pilhas, fios condutores e lâmpadas, e aprenderam a distinguir os tipos de circuitos elétricos.

“A exposição teve como foco a sustentabilidade das ações praticadas pelo homem. Em menção ao descarte, muitas vezes abusivo, de materiais que podem ser transformados em diferentes objetos”, diz Lais Lemes Costa, coordenadora de Ciências do 2º ao 5º ano.

Em Informática, abordaram-se os conceitos de robótica. Os alunos receberam kits com motor de baixa intensidade e baterias, e entenderam na prática como funcionam os circuitos elétricos.  Protótipos de micro-ondas, avião, robôs, massageador, maquetes de edifícios e outras obras registraram o aprendizado dos alunos.

Os inventos contaram com a colaboração especial de pais e familiares, tanto para a criação quanto para a montagem. A aproximação com a família teve resultados excelentes, que ressaltaram a imaginação e o empenho das turmas. “A participação dos pais na elaboração dos projetos enriqueceu muito a exposição desse ano. Nossa meta foi alcançada, conseguimos em uma atividade lúdica e desafiadora trabalhar simultaneamente a criatividade e a consciência ambiental”, comenta a professora Mônica Moreira, coordenadora de Informática do 2º ao 5º ano.

Segundo a aluna Gabriela Laborda Garcia, apesar das dificuldades na execução da atividade, ela ficou satisfeita com o resultado. “Aplicar os conceitos que aprendemos na aula e ainda criar com objetos recicláveis é fantástico.”

As gêmeas Giovanna e Gabriela Saad fascinaram-se com as infinitas possibilidades de reaproveitamento dos materiais. “Foi divertido montar brinquedos utilizando sucata. Percebemos que é possível transformar peças sem utilidade em algo legal”, diz Giovanna.

Inspirando-se em trabalhos de anos anteriores, Maruah Mejias criou o Robozinho Maluco. “Quando vi a primeira vez esse projeto, achei incrível. Então pensei em reproduzi-lo. Foi o trabalho mais desafiador e interessante que já fiz.”

Vítor Rodrigues decidiu mostrar as aplicações das aulas de robótica apresentando um prédio em construção. Ele criou até uma empresa: a Ferrazzo Construtora. O protótipo mostra o movimento de polias, com os andaimes e elevador. Para indicar os conceitos de energia, os andares foram iluminados internamente com pequenas lâmpadas. “Passeando com o meu pai, vi muitas construções e achei que seria legal fazer uma maquete sobre isso. Poder apresentar o trabalho junto com ele, foi ótimo.”

online book

Fotos Relacionadas