Você está em: Objetivo / Acontece / Atividades opcionais estimulam diferentes habilidades

Atividades opcionais estimulam diferentes habilidades


A educação é a herança mais valiosa que podemos receber de alguém. Garantia de um futuro de sabedoria e desenvolvimento, ela deve ser prioridade quando o assunto é formação de indivíduos. No Colégio Objetivo a preocupação com a formação integral do aluno é eminente.

As perspectivas surgem em diversos campos do saber e implicam um modelo educacional permanentemente aberto ao novo, ao dinâmico, ao interativo, atento a uma realidade que se transforma a cada momento.

Formar jovens para o mundo globalizado e para novos parâmetros envolve a capacidade de utilização de inúmeros recursos. Por essa razão, são oferecidas atividades opcionais para os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, que possibilitam o desenvolvimento físico, intelectual e emocional.

As atividades opcionais são realizadas fora do horário letivo e contam com uma equipe especializada. Aulas de danças, esportes, idioma, música e xadrez estão entre os cursos oferecidos. Informe-se em sua unidade para saber mais sobre o assunto.

Balé
As aulas de balé do Colégio Objetivo são realizadas em parceria com o Estúdio de Ballet Cisne Negro e visam a complementar a educação dos alunos por meio da dança, desenvolvendo o ritmo, a coordenação física, a graça e a musicalidade.

A escola adota o mesmo método da Royal Academy of Dance, de Londres, difundido em mais de 80 países. Ministrada por bailarinos experientes e em constante atualização técnica, as aulas da instituição vêm direcionando talentos e formando profissionais.

As crianças são avaliadas regularmente por uma banca de examinadores ingleses. As performances melhoram a cada edição. Neste ano, as alunas Maria Luiza Miessa Di Genio e Taís Akemi Shimabukuro demonstraram domínio da dança e receberam notas excelentes.

O Estúdio de Ballet Cisne Negro organiza um es­pe­táculo anual com repertórios ou musicais adaptados para apresentar o desenvolvimento dos alunos. Em outubro, as bailarinas do Objetivo par­ticiparam do espetáculo Peter Pan, no Teatro Alpha. A peça, adap­ta­da da história de J.M Barrie, encantou a todos com as aventuras da Terra do Nunca.

Street dance e jazz
Consciência corporal, ritmo, a­gi­­li­­dade, flexibilidade e fortalecimento muscular estão entre os principais be­nefícios da dança. Mistu­rando estilos musicais, o Street Dance e o Jazz estão entre as opções de atividades para aqueles que desejam aprimorar as habilidades motoras e o condicionamento físico.

Teatro
A prática teatral escolar tem como base a observação e a improvisação. O teatro na escola não tem o intuito de formar atores, e, sim, o constante exercício da prática social, criando a oportunidade para que os alunos trabalhem em conjunto, expressem-se com mais desenvoltura e exercitem a consciência crítica. Ministradas pela equipe do professor Juliano Barone, as aulas trabalham aspectos, como linguagem corporal, técnicas de improviso e de encenação, elaboração de roteiros e figurinos.

Inglês
As turmas do Objetivo Teodoro do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental podem aprimorar os conhecimentos em Língua Inglesa, nas aulas ministradas em parceria com o Cel-Lep. A instituição existe há 45 anos e tem a missão de proporcionar o rápido aprendizado do idioma.

Espanhol
Conhecer novas culturas e idiomas diferentes também faz parte das atividades opcionais. O Espanhol é uma opção para alunos praticarem a leitura, a escrita e a conversação.

Coral
A música permite a expansão do universo cultural da criança. A aula de Coral está entre as atividades que visam a aprimorar a sensibilidade artística e rít­mica. Afinação, trabalho em grupo, estudo da teo­ria e técnica musical estão entre os aspectos ex­plo­ra­dos nesta atividade.

Teclado
Para alunos que desejam ampliar os conhecimentos musicais, esta é uma excelente alternativa. Nas aulas de teclado, as turmas aprendem todas as particularidades típicas do ins­tru­­men­to e conhecem a estrutura de notas, as formas de escrita (partitura e cifra) e a técnica, dominando os recursos de timbre, acompanhamentos e interação com outros equipamentos.

Xadrez
Raciocínio lógico, concen­tração e cria­tividade estão entre os principais bene­­fícios das aulas de xadrez. Nes­te cur­so são en­si­na­dos as regras, os movi­mentos e estratégias cria­­­tivas que au­­xi­liarão o alu­no a pôr em prática e desenvolver os fun­da­mentos da modalidade.

Escola de Esportes
Reconhecendo a importância de uma formação sau­dável que desenvolva o espírito esportivo, a interação social e a autoconfiança, o Colégio Objetivo oferece aos alunos a Escola de Esportes. Integrando diversas modalidades esportivas, a atividade é uma oportunidade de desenvolver o equilíbrio emocional, a boa forma e a autodisciplina. Entre as práticas oferecidas estão basquete, handebol, futsal, vôlei e iniciação ao esporte a partir do 1º ano.

Judô
Valorizar as virtudes do ser humano e integrar a força do corpo e da mente são a essência desta arte marcial milenar. Um esporte que oferece diversos benefícios, o judô trabalha simultaneamente aspectos, como equilíbrio, concentração, respeito, disciplina, paciência, amizade, coordenação motora e orientação es­paço-temporal.

Esgrima
Espada, florete e sabre, objetos muitas vezes vistos em filmes, são os nomes das armas utilizadas na prática da esgrima. Embora pouco divulgado no Brasil, o esporte proporciona inúmeros benefícios aos adeptos e pode ser praticado a partir dos cinco anos. Ministradas pela equipe do professor Sandór Kiss, ex-atleta e profissional da área há mais de 40 anos, as aulas auxiliam no desenvolvimento como um todo, estimulando a agilidade, coordenação motora, sensibilidade rítmica, audição, tato, concentração, equilíbrio e criatividade.

Tênis
Velocidade, disciplina e cálculo estão entre as principais habilidades desenvolvidas com a prática do tênis. Assim como todas as iniciativas esportivas, a modalidade auxilia também na integração social do aluno, vivência da cultura esportiva e adoção de um estilo de vida mais saudável e prazeroso. À frente das aulas está o educador físico Airton Ricardo Nunes dos Santos, coordenador nacional do Programa Jogue Tênis nas Escolas, da Confederação Brasileira de Tênis. Utilizando a metodologia Play and Stay, desenvolvida pela Federação Internacional de Tênis (ITF), o progresso dos jovens dá-se por meio de ensinamento e aprimoramento técnico e tático.

Fotos Relacionadas