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Encontro Pedagógico - 9 de março – São Paulo (1) - SP


Educador em ação:
 Encontro Pedagógico estimula a troca de experiências e o aprimoramento profissional

O Sistema de Ensino Objetivo realizou mais um Encontro Pedagógico no campus Cidade Universitária da UNIP, em 9 de março. Palestras, dinâmicas de grupo, atividades práticas e discussões pensadas cuidadosamente para compor a programação favoreceram a troca de experiências entre os participantes. Cerca de 30 cursos foram desenvolvidos, abrangendo assuntos atuais e pertinentes a todas as disciplinas curriculares.

Aos educadores da Educação Infantil 1 e 2, interessados em aperfeiçoar os conhecimentos na área de Códigos, Lógica, Natureza e Cultura e Movimento, foi apresentado, pelas especialistas Andrea Cristina Nunes, Eliana Nunes Olivare e Cecília de Cássia Montanari, o curso Criança pequena também pensa. Idealizado por Sandra Carulli, coordenadora da Educação Infantil, a atividade abordou a postura do professor em exercícios que contemplam a construção do conhecimento e a expressão livre do pensamento da criança.

Na área de Música para a Educação Infantil, foi explorada a temática Alfabetização musical. Por meio de oficinas e dinâmicas aplicadas no ambiente escolar, a professora Grace Ribeiro propôs reflexões e vivências de diferentes práticas pedagógicas para serem aplicadas em sala de aula.

Entre as atividades voltadas aos professores do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, a de Língua Portuguesa, apresentada pela coordenadora Deborah Catarinacho e pela professora Bruna Carvalho, abordou a importância da fábula. “O curso provoca o reconhecimento do gênero, especialmente, por seu valor estético, observado nos recursos expressivos com os quais se produzem os sentidos de cada história. A partir desse olhar, foram apresentadas estratégias que exploram as múltiplas habilidades dos alunos, como ouvir, ler, contar e escrever, de modo a conquistar, progressivamente, a autonomia de leitura e escrita do gênero”, explica Deborah Catarinacho.

Os profissionais que ministraram as aulas preocuparam-se em instigar amplamente as capacidades dos educadores. No curso Por que ensinar e aprender História e Geografia?, ministrado aos docentes do 2º ao 5º ano, pela coordenadora Luiza Carneiro e pela professora Maíra Portal Uvo, analisou a Geografia como uma ciência de paisagens que colabora na compreensão das dimensões do espaço e do tempo e nas relações do homem com o meio ambiente. Em História discutiu-se maneiras de ensinar a disciplina, tendo como foco o reconhecimento de modos de vida de diferentes grupos, em diferentes tempos e espaços.

Para os professores deCiênciasdo 6º ao 9º ano foram ministrados dois cursos. No primeiro, sob o tema O ensino de Ciências através de dicas e toques, o coordenador José Alencar e a professora Luana Cristina Silva Barros apresentaram atividades práticas que favorecem a aprendizagem do aluno. Já na segunda parte foi trabalhada uma atividade interdisciplinar em conjunto com os educadores de Geografia. No projeto nomeado Construções sustentáveis, foram apresentadas construções que utilizam energias renováveis e materiais que não prejudicam o meio ambiente.

Os professores do Ensino Médio também participaram de um curso que envolveu diferentes disciplinas e abordou a sustentabilidade. No curso Lixo e seus contaminantes: uma realidade atemporal, apresentado por Carlos Alberto Domingues, Valnir Rogério Trava Airoldi, Fernando Paiva e Mônica S. Bertoldo, foram integrados conceitos de Biologia, Física e Química. As discussões contextualizaram historicamente os problemas inerentes ao lixo, seus contaminantes e suas consequências ao bem-estar social.

Para os coordenadores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, foram ministrados três cursos: módulo 1, Coordenador pedagógico, “bombeiro” não!; módulo 2, Coordenador pedagógico, da prática à reflexão e módulo 3, Um coordenador coordena!. As palestras seguem uma sequência de aprendizagem em que os educadores passarão por todas as etapas.
Abertos a todos os profissionais das escolas conveniadas, os Encontros Pedagógicos continuarão acontecendo ao longo do ano letivo. Os educadores que participaram do Encontro realizado em 9 de março poderão se inscrever novamente em outros cursos e oficinas. Acesse os procedimentos para a inscrição na guia “Convênios”, ou pelo link http://www.objetivo.br/convenios/encontros/inscricao.asp

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