Você está em: Objetivo / Galeria de Fotos / Encontro Pedagógico - 8 de junho - Juazeiro do Norte (CE)

Encontro Pedagógico - 8 de junho - Juazeiro do Norte (CE)


Docentes integrados ao Sistema de Ensino Objetivo participam de cursos de atualização profissional em Juazeiro do Norte

O Sistema de Ensino do Objetivo proporciona, constantemente, cursos de aprimoramento aos educadores. No Encontro Pedagógico, realizado em 8 de junho, em Juazeiro do Norte (CE), coordenadores e professores da Educação Infantil ao Ensino Médio reuniram-se em um dia dedicado ao aprendizado, à troca de experiências, e debateram sobre assuntos atuais e pertinentes a todas as disciplinas.

Para os professores da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental, a professora Kátia Aparecida de Oliveira apresentou o tema Os desafios do universo infantil, que contemplou a construção do conhecimento e a expressão do pensamento da criança.

Os educadores de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia, do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, participaram do curso Experiências de ensino e aprendizagem significativas, ministrado pela professora Vanessa Gervásio Martin. Foram trabalhados conteúdos de diversas áreas do conhecimento em situações didáticas, a partir da apresentação de estratégias que proporcionarão aos alunos experiências que favorecem o desenvolvimento de múltiplas habilidades.

No curso Da leitura da palavra à leitura do mundo: estratégias para a boa compreensão textual, destinado aos docentes de Português, História, Geografia e Arte, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, o professor Sílvio Duarte ressaltou a importância da leitura para a formação de alunos capazes de atribuir sentidos ao texto e ao contexto da produção. A reflexão enfatizou a necessidade da interação dos docentes com os estudantes por meio de estratégias e atividades interdisciplinares. A aula foi dividida em três partes: a primeira apresentou estratégias e os motivos para ensiná-las; a segunda mostrou o papel desempenhado na leitura e na compreensão do explícito e implícito no texto; e a terceira apresentou propostas metodológicas que auxiliam na interpretação e compreensão dos textos.

Destinado aos professores de 6º ao 9º ano de Matemática, Ciências e Arte, o curso Ciências da Natureza e Matemática: discussão da teoria e da prática, ministrado pela professora Magda T. Cruz Bertolini, associou a teoria e a prática, para mostrar que esses elementos do ensino caminham juntos. O curso explorou diferentes perfis de estudantes, possibilitando experiências práticas para o melhor entendimento dos conteúdos.

Os professores de Geografia, Sociologia, Filosofia, História, Arte, Inglês e Espanhol do Ensino Médio participaram do curso Saber relacionar linguagens: contextualizando as disciplinas de ciências humanas apoiadas pelo ensino de diferentes idiomas. Seguindo a proposta do novo Enem, a professora Ivete Maria Joares Ramirez Ramirez preparou os educadores para transmitirem as técnicas metodológicas para a resolução de questões interdisciplinares. O estudo contemplou os teores programáticos solicitados pelos Parâmetros Curriculares e já elaborados pelo Sistema de Ensino Objetivo.

Também focado numa abordagem interdisciplinar, na abordagem de Lixo e seus contaminantes: uma realidade atemporal, o professor Fernando de Paiva Santos contextualizou historicamente aos docentes de Física, Química e Biologia, do Ensino Médio, os problemas inerentes ao lixo, seus contaminantes e suas consequências ao bem-estar social.

Aos coordenadores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, a professora Márcia Carvalhinha ministrou o curso Coordenador pedagógico sim, “bombeiro” não!. Foram analisadas e apresentadas soluções para as distorções e equívocos que podem ocorrer na formação e atuação dos coordenadores pedagógicos, levando-os a assumir tarefas que não condizem com suas principais atribuições.

Abertos a todos os profissionais das escolas conveniadas, os Encontros Pedagógicos continuarão acontecendo ao longo do ano letivo. Os educadores que participaram do Encontro realizado em 08 de junho poderão se inscrever novamente em outros cursos e oficinas. Acesse os procedimentos para a inscrição na guia “Convênios”, ou pelo link http://www.objetivo.br/convenios/encontros/inscricao.asp

Fotos Relacionadas