No Colégio Objetivo, podem participar do POIT os alunos matriculados no Ensino Fundamental considerados portadores de potenciais diferenciados. Para ser identificados oa alunos têm que passar por um processo seletivo, ou apresentar laudo psicológico que indique necessidade educacional diferenciada.

O trabalho de identificação baseia-se na união de dados quantitativos, como os resultados obtidos em testes e dados qualitativos, entre os quais assinalamos a observação direta dos alunos, a indicação dos professores e coordenadores das unidades, e a indicação das famílias dos alunos. São considerados fatores como a criatividade ou a motivação, ou mesmo um alto desempenho acadêmico. Podem também ser aceitas crianças com talento excepcional nas artes.

Para passar pelo processo de seleção, os alunos interessados devem solicitar à coordenação de sua unidade uma avaliação, que é feita por uma das psicólogas do programa. E, ao longo do ano letivo, os professores tambêm podem indicar para o POIT, a qualquer momento, os alunos que considerem portadores de altas habilidades.