18 de março

    Nascimento


    1858 — Nasce Rudolf Diesel

    Rudolf Christian Karl Diesel nasceu no dia 18 de março de 1858, em Paris, filho de imigrantes alemães. Engenheiro mecânico, Diesel foi o responsável pela criação de um dos sistemas mecânicos mais importantes da história: um motor que funciona a combustão de pistões, e faz uso, de modo controlado, dos efeitos de uma reação química. A patente do produto foi registrada no dia 23 de fevereiro de 1897.

    Em sua homenagem, o produto obtido na primeira fase de refino do petróleo bruto recebeu o nome de diesel. O motor criado por Rudolf Diesel se difundiu rapidamente, revolucionando o mundo industrial e substituindo os sistemas mecânicos a vapor.

    Em 29 de setembro de 1913, Diesel embarcou em Antuérpia, na Bélgica, rumo a Harwich, no Reino Unido, mas não alcançou seu destino. Descartou-se a possibilidade de um acidente, pois o mar estava calmo naqueles dias. Várias hipóteses foram consideradas, entre elas, a de que havia sido assassinado por concorrentes ou por comerciantes de combustível, que, supostamente, estariam insatisfeitos com a redução no uso do produto. A versão mais aceita, no entanto, foi a de que o engenheiro de cidadania alemã estava à beira da falência e, não tendo coragem de contar à família, suicidou-se.