Aluno do Objetivo, Alexandre Almeida conquista OURO em Biologia na Espanha

A bagagem no tempo de um cientista

Aluno do Objetivo, Alexandre Almeida conquista OURO em Biologia na Espanha

No dia 8 de setembro de 2023, Alexandre Andrade de Almeida, aluno da 2ª série do Ensino Médio, no Colégio Objetivo integrado, recebeu medalha de OURO na Olimpíada Ibero-americana de Biologia, realizada na Espanha. Entre os medalhistas de ouro, conquistou a nota mais alta para o Brasil e se tornou o segundo colocado na pontuação geral.

Quando cursava o 5º ano do Ensino Fundamental, no Colégio Objetivo, Unidade Teodoro, Alexandre tinha 10 anos de idade e conquistou as duas primeiras medalhas de ouro – uma na Olimpíada Paulista de Física Júnior e a outra na Olimpíada Brasileira de Astronomia. Foi assim que começou a ser preparada a bagagem de um futuro cientista.

No 6º ano, por sugestão da professora de matemática, que percebeu o interesse de Alexandre por toda camada de ciência, o garoto passou a assistir a aulas de biologia preparatórias para olimpíadas científicas, ao lado de estudantes do Ensino Médio.

Alexandre ainda não concluiu a o Ensino Médio, no Objetivo, e já coleciona 74 condecorações científicas, nacionais e internacionais. Entre elas, contam-se 29 medalhas de ouro, 19 de prata e 10 de bronze.

E ele tem somente 16 anos.

Alexandre é tão dedicado ao conhecimento, que conquistou prêmios em diferentes áreas: robótica, medicina, informática, química, física, matemática, astronomia, biologia.

Alquimista das letras, neste ano, uma redação de Alexandre foi, pela terceira vez, finalista na Olimpíada de Química do Estado de São Paulo. E, pela segunda vez, o estudante teve a redação publicada.

Caçador de asteroides, Alexandre localizou mais de nove. Dois deles são considerados inéditos pela NASA. Dentro de alguns anos, Alexandre poderá nomeá-los.

O ano de 2023 ainda não se encerrou, e Alexandre ainda tem muito a se dedicar. Irá disputar uma olimpíada internacional de física que se realizará em setembro.

Para o Objetivo, Alexandre não é apenas um apaixonado pela ciência. Não é somente um jovem superdotado com diagnóstico de autismo. É tudo isso, sim, porém é o menino que um dia chegou às nossas salas de aula.

Os professores do Ensino Fundamental se lembram dele como finalista em redação no Clico, o concurso literário da escola.

Recordam que, no 7º ano, Alexandre deu uma aula a alunos mais novos sobre a chegada do homem à Lua. Para isso, o jovem professor levou um planetário de quase duas mil peças que montou, um robô-elefante que programou, e um carro, com peças de encaixar, movido a energia solar. Encantou as crianças pela ótica da ciência.

Os professores também se lembram da paixão de Alexandre por livros sobre História do Brasil, que ele lia e carregava para todos os lados.

Se pudéssemos imaginar como a um filme de ficção científica, Alexandre seria um viajante no tempo. Percorre o passado, pelos corredores de monumentais bibliotecas. Alguns livros, antes dispostos nas imensas estantes, ele encontra hoje abrigados em sebos ou nos mercados da internet. Observa os detalhes das ciências da natureza por meio de lupas, lunetas e microscópios de outros séculos. Acompanha debates entre célebres cientistas, médicos e filósofos, em meio a pesadas malas recheadas de manuscritos, desenhos e mapas; diante de mesas cobertas de papéis e canetas-tinteiros; ou sob constelações de estrelas e rastros de luz. Exausto, adormece sobre incontáveis cálculos matemáticos. E amanhece no amanhã da humanidade.

Em cada passo do nosso viajante, a clareza e o brilho de um perseverante da ciência. Ele carrega na bagagem estudos, medalhas, prêmios, títulos. E aplausos, muitos.

Alexandre está apenas no começo da jornada rumo a um estrelado futuro.

Texto de Sandra Miessa, 12 de setembro de 2023.

Objetivo na imprensa

O excelente desempenho do aluno Alexandre Andrade de Almeida em olimpíadas científicas internacionais foi destaque na imprensa. Confira a matéria na íntegra:

Jovem autista de SP conquista 76 medalhas em olimpíadas científicas
Folha.com, 04/10/2023, EducaçãoClique aqui e veja a matéria na íntegra

Galeria de Fotos

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.