Alunos classificam-se para a Robocup 2013 na Latin American Robotics Competition

Para os alunos interessados em programação de máquinas, as competições de robótica são uma ótima opção. E os alunos do Objetivo integram esse grupo. Recentemente, as equipes orientadas pelo professor Luis Rogério da Silva, coordenador dos cursos especiais para as Olimpíadas de Robótica e de Informática, consagraram-se com o 1º lugar da modalidade Soccer na Latin American Robotics Competition, e 3º lugar da modalidade Resgate, na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). O resultado da competição latino-americana garantiu uma vaga na Robocup 2013, que acontecerá na Holanda. 

A equipe CHS, que trouxe a primeira colocação no campeonato latino-americano foi composta pelos estudantes Renato Ferreira Pinto Júnior, Raul Dario Cabrera Tapia, Gabriel Noriega Villela de Queiroz e Bruna Ianaconi Fusco. Eles demonstraram que são realmente bons programadores. Orgulhoso do resultado, Luis Rogério reforça que a modalidade disputada pela equipe é a mais complexa do ensino básico, pois requer a ação concatenada de dois robôs – um goleiro e outro atacante – para que possam atuar em equipe.

Além de quase meia centena de sensores que permitem a realização dribles, chutes a gol e defesas, cada robô de soccer (futebol) deve estar apto a receber informações do outro robô companheiro de equipe, através de sistema sem fio, para que ambos possam variar a estratégia de jogo conforme o comportamento do time adversário. “Trata-se de um marco para o Brasil conseguir essa conquista internacional. Vencemos, na final, os representantes do México, tradicional participante dessa modalidade, por 13 a 2, e garantimos uma vaga na Robocup.

Realizada em Fortaleza, a competição fez parte do Robotics Trend 2012, um dos maiores eventos de robótica e inteligência artificial, que também sediou a Olimpíada Brasileira de Robótica. Neste torneio, a equipe Hipérion, de Renato Ferreira Pinto Jr. e Raul Dario Cabrera Tapia, competiu na categoria Resgate, e foi o 3º lugar nacional.    

Com esses resultados, o Colégio Objetivo obteve a oportunidade de representar o Brasil na Robocup pelo quinto ano consecutivo, construindo, através de uma formação sólida na área de tecnologia, uma sequência de vitórias, até agora, inédita no país. 

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.