Alunos do Objetivo conquistam 35 medalhas na Brasileira de Robótica

Trinta e cinco medalhas, distribuídas em ouro (3), prata (13) e bronze (19), foi o resultado da participação dos alunos do Colégio Objetivo na 1ª Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR – 2007). O torneio contou com cerca de 7 mil estudantes e também foi realizado nas modalidades teórica, prática e duatlon.
A prova teórica (níveis 1 e 2) foi realizada nas escolas participantes em agosto, e avaliou, por meio de 10 questões, o raciocínio lógico e os conhecimentos gerais em Física e em Matemática dos estudantes do Ensino Fundamental 2 e do Médio.
A modalidade prática consistiu na competição de sumô de robôs em duas fases; a primeira, sediada no Objetivo Paulista, contou com a participação de equipes formadas de até quatro alunos de cada escola. Os alunos André Hahn Pereira (1ª série do Objetivo Granja Viana), Vitor Meneguzzi Groterhorst (1ª série do Objetivo Marquês),  Guilherme Monteiro Oliveira e Danilo Megulo Matsuda (ambos da 2ª série do Objetivo Paulista) representaram o Colégio. Primeiramente, a equipe produziu um protótipo com as medidas e sensores exigidos, dotado de mecanismo e programação capaz de fazê-lo percorrer a arena sem sair dela, de detectar o adversário e expulsá-lo para fora da área demarcada; tudo, de forma autônoma, ou seja, sem intervenção remota por parte dos alunos.  
Em 18 de agosto, o professor Luís Rogério da Silva, árbitro da competição, chamado de gyoshi, deu a “largada”. O desafio estabeleceu-se do confronto de dois robôs em uma arena de plataforma circular de 80 cm de diâmetro e 3 cm de altura, com margens delimitadas por uma faixa preta. A esse tipo de arena dá-se o nome de dohyo;  vence o robô que primeiro conseguir expulsar o adversário ou o que alcançar a maior pontuação na rodada. A equipe que conquistou melhor desempenho garantiu vaga para a última etapa realizada em Florianópolis (SC), de 8 a 10 de outubro.
Já a modalidade duatlon reuniu apenas alunos do Ensino Médio, que testaram seus conhecimentos em uma prova teórica e uma prática.

O caminho para Florianópolis
O excelente desempenho dos alunos André Hahn Pereira e Rafael Parpinel Cavina (este último da 2ª série do Objetivo Paulista), ambos medalhistas de ouro na prova teórica da modalidade duatlon, classificou-os para competir, em Florianópolis, com outros 14 estudantes na prova prática dessa modalidade. A exigência era montar e programar um robô capaz de atingir os objetivos estabelecidos pelos organizadores no menor tempo possível.
Na capital catarinense, além da prova prática, como prêmio pela sua destacada classificação, André Hahn usufruiu de um curso de alto nível em robótica. “Os 16 finalistas foram escolhidos dentre cerca de 2 mil participantes de escolas de todos os Estados brasileiros. Nossos alunos estão, portanto, entre os melhores do Brasil nessa área do conhecimento”, comenta Luís Rogério, coordenador do Curso de Treinamento para Olimpíada de Robótica.

Galeria de Fotos

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.