Alunos do Objetivo conquistam ouro e prata na Olimpíada Brasileira de Matemática

Vencedor do ouro na Olimpíada Brasileira traz medalha de bronze da Olimpíada Internacional Rio-platense de Matemática, disputada na Argentina

Os talentos do Objetivo conquistaram mais medalhas em uma das principais competições matemáticas do Brasil. Rafael Daigo Hirama, Guilherme Rodrigues Nogueira de Souza, Alessandro Wagner Palmeira e Anderson Torres são os alunos que conseguiram se destacar na 24ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), torneio que estimula o aprendizado da disciplina, incentivando a descoberta de novos talentos na área.
Rafael Daigo Hirama, do 1º ano do Ensino Médio do Objetivo Campinas (Cambuí), obteve a medalha de ouro no nível 3 (Ensino Médio) e ficou satisfeito com sua colocação. “Acredito que esse resultado foi bastante positivo, já que a OBM é um dos torneios mais significativos para mim, pois estava competindo com alunos do 3º ano”, explica.
Disputando o nível 2 (7ª e 8ª séries), o aluno Guilherme Rodrigues Nogueira, da unidade Luís Goes, obteve a medalha de prata. O aluno Alessandro Wagner Palmeira, da unidade Cantareira, recebeu menção honrosa pela participação no nível 1 (5ª e 6ª séries). Anderson Torres, da unidade Tatuapé, recebeu a mesma homenagem no nível 3 (Ensino Médio).
A Olimpíada Brasileira de Matemática é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Matemática, destinada aos alunos matriculados em estabelecimentos de Ensino Fundamental e Médio das redes federal, estadual e municipal e nas escolas particulares de todo o País, além de estudantes universitários de qualquer área, que ainda não tenham completado a graduação.

Treinamento e competições internacionais
Todos os premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática participarão de uma semana de treinamento olímpico (Semana Olímpica), que acontecerá em Goiânia, com aulas ministradas por uma equipe de professores selecionados por todo o País. Durante o curso, serão entregues as medalhas aos vencedores da OBM.
O aluno Rafael Daigo Hirama, que já tem vaga garantida na Semana Olímpica, acaba de retornar da Argentina, onde participou da Olimpíada Internacional Rio-platense de Matemática, disputada em San Isidro. Rafael conquistou a medalha de bronze no nível 2 (1º e 2º anos), em sua quarta competição internacional.
A experiência prévia de Rafael em Olimpíadas ajudou a melhorar seu desempenho na disputa. Ele já havia conquistado a medalha de ouro na Olimpíada Paulista de Matemática deste ano, além do ouro na Olimpíada de Matemática do Cone Sul, realizada em Fortaleza, entre outras competições. “Adoro viajar e conhecer outras pessoas. Essa é a essência das Olimpíadas”, comenta.
A partir de agora, Rafael busca a classificação para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Matemática, que será realizada em Tóquio (Japão), em julho de 2003. “Ganhar medalhas é sempre bom, mas eu gosto mesmo é de participar da Olimpíada. Acho o ideal olímpico muito importante, porque são torneios que reúnem os jovens e apresentam provas bem elaboradas”, finaliza.

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.