Alunos do Objetivo representarão Brasil no Torneio Internacional de Jovens Físicos

Três alunos do Colégio Objetivo comporão equipe que irá representar o Brasil no
Torneio Internacional de Jovens Físicos (IYPT, em Inglês), que será realizado no Reino Unido, de 3 a 12 de julho

O ótimo desempenho veio da participação na fase nacional, conhecida como IYPT Brasil, ocorrida na UNIP, campus Cidade Universitária/Marginal Pinheiros, e na Escola Politécnica da USP, de 11 a 13 de abril. De um total de 24 equipes classificadas, com cinco integrantes cada, sete foram compostas por alunos do Objetivo.

Os times do Colégio conquistaram três medalhas de prata, duas de bronze e duas menções honrosas, e, pela regra, ganhadores de ouro e prata das cinco melhores equipes classificam-se ao Torneio Internacional.

O IYPT tem um formato totalmente diferente de outras olimpíadas científicas: ele é baseado em discussões e debates das resoluções de problemas em Física. As sessões são chamadas Physics Fights, isto é, debates queacontecem emrodadas de 50 minutos. A cada uma delas há revezamento das equipes como relatoras (apresenta a solução de um problema), oponentes (critica a relatora, apontando falhas e expondo aspectos positivos da apresentação) e avaliadoras (avalia as atuações das duas equipes). Todas as equipes terminam um Physic Fight sendo uma vez relatora. Por fim, uma banca de jurados dá as notas.

Cada um desses times escolherá um dos seus integrantes para compor um grupo único, com vista à participação no Reino Unido, onde os Physics Fights acontecerão exclusivamente na língua inglesa, com os mesmos problemas oferecidos na fase nacional de cada país. Serão realizados cinco Physics Fights – classificatórios entre os países – finalizando com a disputa de um PF final com as três melhores anteriormente classificadas.

O CAMINHO PARA CHEGAR À FINAL DO IYPT BRASIL 2014
Para chegar à IYPT Brasil, as equipes primeiramente enviaram relatórios científicos, contendo a resolução de 5 de 17 problemas em Física (confira quais são eles em http://www.iypt.com.br/problemas/2014port.pdf). As soluções foram avaliadas por um júri, que levou em conta os conceitos físicos e as teorias utilizadas, a metodologia experimental e a análise dos resultados. Os melhores relatórios classificaram as 24 equipes que, na UNIP, resolveram e debateram alguns dos problemas nos Physics Fights (PFs).

NA INTERNACIONAL DE 2013, BRASIL CONQUISTA PRATA
No ano passado, o time brasileiro, composto por cinco estudantes, sendo quatro do Objetivo, foi classificado a participar da Internacional, realizada em Taiwan. Lá, a equipe conquistou inédita medalha de prata, colocando o País na 7ª posição entre os gigantes dessa olimpíada. Ficaram para trás, nada menos, que a Alemanha (maior campeã da história do IYPT, com 6 títulos), Taiwan (país-sede), Rússia (país de origem do IYPT), Inglaterra, China, entre outros.

Além da prata, a estudante Liara Guinsberg, do Colégio Objetivo Integrado, também ineditamente para o Brasil, conquistou o prêmio de Melhor Oponente da competição, o  que lhe rendeu um troféu individual e prêmios especiais dos patrocinadores do evento.
“Pela qualidade da apresentação dos problemas, a atuação do Brasil foi fantástica. O presidente do IYPT, Alan Alinson, mostrou-se impressionado com os nossos debates”, conta Ronaldo Fogo, coordenador dos cursos especiais de Física do Objetivo e líder do grupo na competição.

Thiago Serra, outro líder da equipe, diz que a conquista coloca de forma definitiva o País entre os melhores do mundo no que diz respeito às olimpíadas científicas. Ela adquire ainda mais importância se verificada a evolução apresentada pelo Brasil, que vinha apenas da 17ª colocação em 2007 (Coreia do Sul) e da 10ª colocação em 2012, na Alemanha (o Brasil não participou em 2008, 2009 E 2010).

Pensa assim também o professor Márcio Martino, um dos coordenadores da IYPT no Brasil. "Depois de duas medalhas consecutivas (bronze em 2012 e  prata em 2013), o Brasil vai deixando de ser uma surpresa no Torneio Internacional para se firmar como uma das equipes de ponta do IYPT. As próximas gerações de "jovens físicos" seguramente vão continuar mostrando que o nosso país também tem condições de se destacar na área científica."

Galeria de Fotos

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.