Alunos, representantes do Brasil no torneio mundial de Física, figuram entre as 15 melhores equipes

Foram oito dias de competição na Austrália, nos quais os alunos do Colégio Objetivo mostraram empenho e dedicação, superando países tradicionais

A equipe que representou o Brasil no Torneio Internacional de Jovens Físicos (International Young Physicists” Tournament – IYPT), estrelada pelos alunos do Objetivo, Diogo Rodrigues Bercito e Emanuelle Roberta da Silva, sob o comando do professor de Física Ronaldo Fogo, retornou ao País, no dia 2 de julho, com uma façanha inédita.

Superando países tradicionais como os Estados Unidos, Rússia e Holanda, a equipe conquistou a 15a colocação, de um total de 30 participantes. Essa foi a primeira participação do Brasil no IYPT, torneio que está em sua 17a edição e este ano foi realizado na Austrália.

"A participação da equipe foi fantástica. Os alunos superaram muitas dificuldades. Enfrentaram os alemães, tradicionais no torneio. No confronto com os poloneses, nos saímos muito bem. É algo que só quem está lá vendo o esforço de cada país, a dedicação de cada aluno, de cada professor, pode imaginar. Foi uma experiência incrível trazida na bagagem. Tanto de vida, quanto de aprendizado, além, é claro, do conteúdo de Física”, afirma Ronaldo Fogo.

O IYPT é uma disputa entre times de estudantes do Ensino Médio que exige habilidades para a solução e demonstração de problemas de natureza científica, em sessões eliminatórias.

Antes do embarque, no dia 24 de junho, para o novo desafio, Diogo e Emanuelle passaram por três eliminatórias, numa disputa que durou quatro meses. Cento e sessenta alunos do Ensino Médio de 32 escolas brasileiras tentaram uma vaga.

Para se ter ideia da jornada enfrentada pelos jovens estudantes, diferentemente das Olimpíadas realizadas em nosso país, as questões do IYPT são previamente conhecidas. Os competidores, além de precisarem realizar uma explanação sobre o resultado correto, ganham pontos ao conseguirem elaborar e argumentar sobre solução numa apresentação feita em inglês.

“É um torneio cansativo, com vários dias de prova. Temos que fazer defesa oral do problema, com direito a réplica e tréplica. Isso requer um esforço sobrehumano. Mas percebemos que não é, ao mesmo tempo, uma coisa impossível”, afirma Diogo Bercito, aluno da 2a série do Ensino Médio do Objetivo Alphaville.

Apesar da maratona intensa de estudos e apresentações, os estudantes tiveram a oportunidade de participar de passeios culturais, ecológicos e recreativos. Em Sydney, conheceram a Opera House, o Aquário e a Sky Tower (edifício mais alto do Hemisfério Sul).

“A experiência do contato com estudantes de outros países foi o que fez o torneio valer a pena ainda mais. No final, pegamos os e-mails e endereços dos amigos que fizemos lá”, comenta Diogo.

O professor Ronaldo Fogo lembra que os trabalhos para o International Young Physicists” Tournament 2005, na Suécia, já começaram: “Convido os alunos do Colégio Objetivo a fazer parte da nossa equipe de preparação para o ano que vem. Contamos com todos os alunos que gostam de Física e dominam o inglês. O Brasil vai estar lá representado, agora, com mais experiência, com uma força maior”.

Galeria de Fotos

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.