Astronomia: aluno do Objetivo conquista ouro na OLAA e é recebido pelo ministro Marcos Pontes

Luã de Souza Santos, aluno da 3ª série do Ensino Médio do Objetivo Integrado, conquistou medalha de ouro e prêmio especial de Melhor Prova Observacional na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA)

O aluno da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Objetivo Integrado Luã de Souza Santos, compondo equipe com mais quatro estudantes na delegação nacional na 10ª Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), foi recebido pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes, em 13 de fevereiro, em Brasília.

“Senti-me honrado pelo convite. O encontro foi bastante interessante. O ministro apresentou o plano para estimular a ciência no Brasil e uma das estratégias é incentivar a participação dos jovens em olimpíadas científicas”, comenta Luã.

O convite veio após a conquista da medalha de ouro e do prêmio especial de Melhor Prova Observacional na OLAA. “Isso tudo é muito gratificante. A medalha veio em decorrência de um ano intenso de estudos para ser aprovado nas seletivas. Fazia provas de anos anteriores, frequentava o planetário, manuseava telescópios e muito mais.O prêmio de Melhor Prova Observacional veio como consequência de ter gabaritado a prova de planetário”, conta Luã.

Igualmente entusiasmado, Júlio César Klafke, vice-líder da delegação brasileira, professor-orientador das aulas especiais de Astronomia e Astronáutica do Objetivo e professor-doutor da Universidade Paulista (UNIP), também foi um dos convidados. “Participar de uma olimpíada internacional como a OLAA é a coroação de um processo de seleção que impõe muitos desafios aos jovens. Mais do que aprender conteúdos, ensina-os a persistir em um caminho que conduz à realização de um sonho. Efetivamente, os prepara para a vida”, conta.

A vitória brasileira na OLAA

A 10ª edição da OLAA foi realizada em Ayolas, Paraguai, em outubro do ano passado. Os brasileiros disputaram com as delegações da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai, destacando-se, pela premiação, no 1º lugar do quadro geral de medalhas. Os estudantes foram avaliados em provas teóricas, de lançamento de foguetes e observacional.

Galeria de Fotos

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.