Campeão de Física

Vestibulando que conquistou medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Física conta por que é fácil dominar a disciplina mais difícil para a maioria dos estudantes

Anderson Unlin Tsai, que cursa a 3ª série do Ensino Médio, é um dos estudantes que acabam de ganhar medalha de ouro na OBF. Ele estuda para, no próximo ano, conseguir passar no vestibular de Engenharia, no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) ou na Poli (Escola Politécnica da USP). Tsai conta os motivos para ser campeão de conhecimentos nessa matéria tão complexa para os vestibulandos.

Foi difícil ganhar a medalha de ouro na OBF?
Não, pois eu vinha me preparando desde a 8ª série do Ensino Fundamental com as aulas preparatórias para a Olimpíada de Física do Colégio Objetivo. Eu sempre procurei não faltar às aulas de olimpíadas e também fazer o máximo de exercícios propostos pelos professores.

Física é a disciplina em que você costumeiramente consegue as maiores notas na escola?
Tenho certa facilidade em estudar, não só Física como também as outras matérias de Exatas. Mas, em compensação tenho dificuldades na área de Humanidades.

Por que você acredita que Física é a disciplina na qual os estudantes costumam ter maiores dificuldades?
Um dos problemas é a falta de professores qualificados que estimulem o interesse dos alunos, além do fato de ser uma das matérias que possui a parte teórica mais difícil para a maioria das pessoas.

Quais as suas dicas para os estudantes que costumam encontrar grandes dificuldades em Física passarem a ter melhor desempenho nessa matéria?
Nunca deixe de tirar suas dúvidas, por mais simples que pareçam ser, pois tais dúvidas podem representar as bases do aprofundamento num assunto. Outra dica seria tentar ver a Física pelo seu próprio sentido, e não apenas olhá-la como várias fórmulas a se decorar.

(Matéria extraída da Revista Educação & Cultura, pág. 8, mês de maio, escrita por Karina Gonçalves, na qual o aluno Anderson Unlin Tsai foi destaque

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.