Campeões em Robótica: equipes do Objetivo são destaque na Competição Brasileira de Robótica 2025
As equipes de Robótica do Colégio Objetivo e do Colégio Objetivo Integrado deram um show de talento, estratégia e inovação na Competição Brasileira de Robótica (CBR), realizada de 13 a 19 de outubro, em Vitória (ES).
Participando em quatro modalidades, os alunos conquistaram 1º lugar na Soccer Open e 2º lugar nas categorias Soccer Lightweight, Rescue Maze e Rescue Simulation. Empregando tecnologia de ponta e conhecimentos adquiridos nas aulas do curso especial de Robótica oferecido pelo Objetivo, os estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio demonstraram domínio técnico e criatividade ao construir e programar robôs autônomos capazes de jogar futebol ou realizar missões de resgate em cenários simulados de catástrofes.
Um dos destaques da competição foi a equipe Aperture Robotic 1, campeã na modalidade Soccer Open, o excelente desempenho garantiu a classificação para a RoboCup Junior, a maior olimpíada de Robótica estudantil do mundo, que ocorrerá em julho de 2026, na Coreia do Sul.
As equipes vice-campeãs, Aperture Robotic 2 (Soccer Lightweight), Defenders (Rescue Maze) e Time 73 RoBits (Rescue Simulation) representarão o Brasil na RoboCup Americas 2026, em Toronto, Canadá.
Além dos resultados em competições, o projeto de Robótica do Objetivo estimula pesquisa, criatividade, inovação e trabalho em equipe, oferecendo aos alunos oportunidades de aplicar seus conhecimentos em desafios reais e desenvolver competências essenciais para o mundo contemporâneo.
Alunos do Objetivo no pódio: conheça as modalidades
Soccer Open
Segue as mesmas regras do Lightweight, mas com um nível extra de dificuldade: a bola não emite sinal algum. Os robôs, também em duplas, podem pesar até 2,2 kg e têm alcance máximo de 1,5 cm para captura da bola.
Soccer Lightweight
Conhecida como o “futebol de robôs”, essa modalidade envolve times de robôs autônomos que disputam partidas em busca de gols. Eles precisam localizar a bola, que emite um sinal infravermelho, e o gol adversário. Cada equipe pode ter até dois robôs, com peso máximo de 1,4 kg e alcance de captura de bola de até 3 cm.
Rescue Maze
Nesta modalidade, os robôs autônomos devem percorrer um labirinto simulando missões de resgate, identificando e salvando vítimas. A prova exige domínio de mapeamento do ambiente, reconhecimento de imagem e inteligência artificial.
Rescue Simulation
A competição ocorre em ambiente virtual. As equipes desenvolvem estratégias e programam robôs autônomos para navegar em mundos simulados, coletando objetos e competindo em tempo real com os robôs virtuais de outras equipes.
Equipes premiadas
1º LUGAR
Soccer Open
Equipe: Aperture Robotic 1
Gabriel Ichiro Hamada
Lucas Suzena Luna
Paulo Henrique Alves Veiga Cardoso
2º LUGAR
Rescue Simulation
Equipe: Time 73 RoBits
Lumi Uesugui Ribeiro
Marcos Menezes Nunes
André Bastos Castelli
Rescue Maze
Equipe: Defenders
Felipe de Souza Meira
Luiza Hissae Araújo Miura
Felipe Alvarenga Dantas
Soccer Lightweight
Equipe: Aperture Robotic 2
Sofia Matos Gonçalves
Vitor Goulart Caniloi
Alexandre Gal Silva
Galeria de Fotos
Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.







