Confira as dicas do aluno Guilherme Ribeiro, do Colégio Objetivo Mongaguá, redação nota MIL no Enem
Tão importante quanto responder corretamente às questões, fazer um bom texto é primordial nos vestibulares. A redação é uma das cinco notas gerais atribuídas a quem faz o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, claro, tem grande peso sobre o resultado final.
Guilherme Silva Ribeiro, 17 anos, é sinônimo de excelente desempenho na escrita. O estudante foi um dos 60 candidatos do Enem a conquistar nota 1.000 na redação.
“É muito estranho pensar que apenas 60 pessoas das quase três milhões alcançaram tal nota, sendo eu, uma delas. Isso é uma coisa de se acreditar e um tanto inesperado, por ser meu primeiro ano realizando a prova.”
Aluno do Objetivo Mongaguá desde a Educação Infantil, Guilherme utilizou sua nota no exame para cursar Engenharia de Computação em uma universidade de Santos, onde ganhou bolsa de estudos.
“A principal pessoa a quem devo reconhecimento é a minha professora, que sempre me apontou os erros e acertos e me instigou a ir atrás de saber mais”, comenta.
Guilherme conta que participava de aulas teóricas e práticas de redação, lia redações nota 1.000 de anos anteriores e usava o material didático para aprofundar seu aprendizado e ampliar seu repertório.
Confira a seguir todas as dicas do aluno.
– Como se preparou para a redação do Enem? Quantas redações você fazia por semana?
Guilherme – Preparei-me durante as 5 horas diárias do Ensino Médio no Colégio Objetivo mesmo. Realizava de uma a duas redações por semana, conforme pedia a professora.
– A leitura também fazia parte da sua rotina de estudos? O que costumava ler?
Guilherme – A leitura sempre fez parte da minha rotina, não necessariamente das disciplinas escolares. Costumo ler romances, suspenses, livros sobre como lidar com as desavenças da vida e como dominar certas emoções, além de diversos filósofos.
– Você utilizou o material didático do Objetivo? Como isso colaborou para o seu desempenho?
Guilherme – O material do Objetivo auxilia com sua grade de informações, tanto gramaticais quanto perguntas já feitas em vestibulares passados, o que induz muito a saber mais.
– O que achou do tema da redação “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”? Você fez citação de algum autor?
Guilherme – Dissertar sobre as mulheres, sobre como elas são merecedoras, inclusive muito mais, é muito importante. Fiz uma citação de um repertório sociocultural sobre o Efeito Matilda, que se refere às mulheres pesquisadoras que deixaram de receber seus créditos em pesquisas científicas em decorrência do preconceito e do machismo.
– Pode dar algumas dicas sobre como escrever uma boa redação para o Enem? O que não pode faltar?
Guilherme – Diria para os estudantes não se pressionarem e não deixarem ser pressionados, seguir a sua rotina, fazendo o que gosta: é se ocupando com coisas interessantes que se muda a vida para melhor. O importante não é provar uma nota para alguém, mas sim provar para si próprio que é capaz, esse é um caminho seguro a trilhar. Existe um protocolo a ser seguido, entender e respeitar os direitos humanos e ter um bom repertório sociocultural, assim, a probabilidade não será menor do que uma nota 900.
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