Curso de Robótica do POIT estimula a criatividade

Alunos são desafiados a criar e programar robôs em curso de Robótica oferecido pelo Programa Objetivo de Incentivo ao Talento (POIT)

Programar robôs, conquistar medalhas em olimpíadas do conhecimento, construir protótipos de casas abastecidas por energia solar, montar carrinhos de corrida estão entre os desafios preferidos dos alunos que participam do curso de Robótica oferecido pelo Programa Objetivo de Incentivo ao Talento (POIT).

Com mais de 40 anos de existência, o POIT volta-se a jovens talentos, concebendo projetos especiais, que visam ao desenvolvimento de múltiplas habilidades.

O curso de Robótica é dividido em três níveis. No primeiro, os alunos são iniciados no tema; no segundo, adquirem noções de mecânica e informática. Nessa fase, são realizadas construções complexas, capazes de movimentar-se de forma autônoma. O terceiro nível agrega tudo o que foi ministrado nos anteriores e ensina a programar as criações. É o momento de os estudantes montarem máquinas que agem sem intervenção externa.

“Nosso intuito é desmitificar os objetos e mostrar o que existe por trás de cada movimento. As aulas acompanham o desenvolvimento dos alunos. Primeiro eles aprendem a montar os objetos e, aos poucos, introduzem-se motores, para criações mais complexas”, comenta o professor Almir Brandão Júnior, coordenador das aulas de Robótica do POIT.

Olimpíadas científicas
Interessados, dedicados, criativos, os alunos do POIT têm apresentado excelentes desempenhos em torneios e olimpíadas do conhecimento. Além da montagem de robôs, eles aprendem a trabalhar em equipe, a competir, a ter disciplina para seguir regras e a improvisar soluções para problemas inesperados. “O aprendizado é contínuo”, afirma o professor Almir Júnior.

Em agosto, os alunos do Colégio Objetivo destacaram-se no Torneio Juvenil de Robótica (TJR), para estudantes acima dos 12 anos, e no TJR Mini, para os de 6 a 11 anos. O torneio foi realizado no campus Cidade Universitária da Unip. Em meio a quase 200 equipes competidoras, vindas dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, as do Objetivo conquistaram dezesseis medalhas: sete de ouro, três de prata e seis de bronze.

Foram propostos aos participantes doze desafios com diferentes níveis de dificuldade. Divididos por faixa etária (níveis 1, 2 e 3), os competidores do POIT demonstraram suas habilidades em programar máquinas inteligentes e autônomas, aplicando os conceitos aprendidos nas aulas de Robótica. O professor Almir Júnior comemora os resultados: “Foi um torneio bem competitivo e nossas equipes fizeram um bom trabalho. Muitas delas já estão planejando os próximos projetos.”

Premiação TJR
Ouro – Cabo de Guerra – nível 1
Equipe: Detonador Robótico
Alunos: Eduardo Gallo Polato, Gabriela Bassegio, Murilo Costa R. Sant’Ana e Rafael N. Iwasaki Ramos
Prata – Cabo de Guerra – nível 1
Equipe: JAML
Alunos: André B. Azeredo, João Carlos Di Genio Filho, Maria Luíza Miessa Di Genio e Luís Pedro M. Takegawa
Bronze – Cabo de Guerra – nível 1
Equipe: Lego Masters
Alunos: Arthur Vasconcelos Landsman, Guilherme Brasil e Henrique Wong Lee
Bronze – Sumô de Robôs – nível 1
Equipe: Quarteto Robótico
Alunos: Giovanne Menjou Brandão, Guilherme de Sousa Varallo e Matteo Andrade Civitanova Santos
Ouro – Robô Bombeiro – nível 1
Equipe: Garrinch
Alunos: Felipe G. Castilho, Felipe G. de Souza, Pedro Henrique da Silva e Vinícius C. e Silva
Prata – Robô Bombeiro – nível 1
Equipe: SRL
Alunos: Sofia Lucas Yoshimura, Leonardo Christovan Furlan e Rafael Pereira Allegretti
Bronze – Robô Bombeiro – nível 1
Equipe: Cupcake
Alunos: Lívia S. Katz Gartenberg, Mariana Biondi Batajelo e Isabela Mello Henrique
Ouro – Sumô de Robôs – nível 2
Equipe: Renascer
Alunos: Gabriel Kenji Ito, Victor Mafra Ito Nakashima, Heitor da Silva Filgueiras e Márcio Hitoshi Tahyra
Ouro – Sumô de Robôs – nível 3
Ouro – Cabo de Guerra – nível 3
Ouro – Supertime de Cabo de Guerra – nível 3
Equipe: The Bug
Alunos: Ricardo Felipe Garcia, Leonardo Vinicius Reno de Alvarenga Barreto, Eduardo Seiji Miyazato Ferrer e Victor Hirano Nagano
Ouro – Supertime de Cabo de Guerra – nível 2
Bronze – Cabo de Guerra – nível 2
Equipe: Projeto Tech
Alunos: Ana Paula Takara de Lima, Lucas Novais de Oliveira e Victor Alberto Costa Diniz
Prata – Viagem ao Centro da Terra – nível 2
Equipe: Os Demolidores
Alunos: Alan Hahn Pereira, Cesar Kenzo N. Kimura e Felipe Rodrigues Picchi
Bronze – Supertime de Cabo de Guerra – nível 2
Alunos: Helena Di Battisti Almeida e
Bruno Vaz Toledo
Bronze – Supertime de Cabo de Guerra – nível 2
Alunos: César Augusto Mendes Cordeiro da Silva e Sofia Santana Schimit

Entenda os desafios do TJR
Sumô de Robôs
Disputa entre dois robôs autônomos (não dependem de controle remoto). A meta é empurrar o oponente para fora da arena.
Robô Bombeiro
O robô deve ser capaz de, em apenas dois minutos, atender a uma ocorrência.
Viagem ao Centro da Terra
Robôs autônomos agem como exploradores ou drones. Reconhecem o cenário e executam uma missão que resulta na retirada de um objeto-alvo.
Dança
Robôs humanoides e alunos executam uma coreografia de forma sincronizada.
Cabo de Guerra
Dois robôs conectados por um cabo competem entre si em um teste de força. A intenção é puxar o adversário até que ele saia da arena.
Supertime de Cabo de Guerra
As regras são as mesmas do cabo de guerra. O diferencial é a formação. O supertime é formado por representantes de equipes que se unem para combater o supertime oposto.

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