Curso especial de Astronomia motiva aluno do Ensino Fundamental 1 a desvendar segredos do universo

O Colégio Objetivo propicia, desde as primeiras séries, a oportunidade de despertar a curiosidade e o gosto pela pesquisa e pelo conhecimento científico. Mais que a conquista de medalhas, a participação dos estudantes em olimpíadas tem papel importante como ferramenta de estímulo ao estudo e interesse pelas diversas áreas do conhecimento.

Seguindo essa proposta, desde o ano passado, os alunos de 1a a 4a série estão participando da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), torneio que, até então, reunia apenas estudantes da 5a série do Ensino Fundamental em diante.

A Astronomia, em particular, possui características multidisciplinares, uma vez que seu ensino inclui conteúdos de Física, Matemática, Química, Geografia, Informática, Antropologia, Literatura e Biologia, constituindo-se um excelente incremento no reforço do interesse dos estudantes pela ciência de um modo geral.

Para que os alunos possam desenvolver suas potencialidades, o Colégio Objetivo oferece aulas especiais preparatórias para a Olimpíada. As aulas visam desenvolver o raciocínio lógico do estudante por meio do estudo teórico e prático dos conceitos e pela resolução de exercícios, nos moldes daqueles aplicados nas provas. O professor acompanha a evolução dos alunos individualmente e reforça os assuntos em que eles sentem dificuldade.

A coordenadora de Ciências, Laís Lemes Costa, destaca que nos cursos para os alunos do Ensino Fundamental 1 foram oferecidas atividades voltadas para o saber lúdico. “Propomos diversos trabalhos nos quais motivamos os alunos a ‘aprender brincando’ e, assim, assimilar o conteúdo exigido”.
Como resultado do trabalho desenvolvido, os alunos têm se motivado a participar da competição. As provas da Olimpíada Brasileira de Astronomia deste ano foram realizadas no primeiro semestre e contaram com a presença de cerca de 60 estudantes da 1a à 4a série do Colégio Objetivo. Destes, 18 conquistaram medalhas de prata e bronze.

Matheus Alvares Mendez de Moura, aluno da 4a série do Objetivo Alphaville, em sua primeira participação na competição, conquistou medalha de bronze. Ele conta que achou as aulas divertidas e interessantes. “Temos a capacidade de explorar o universo sem sair do chão. As aulas estão me ensinando muito. Depois, repasso o que aprendi para meus pais”.

Para a estudante da 4a série do Objetivo Granja Viana, Caroline Dobarro Pagano, um dos pontos altos do curso foi aprender sobre temas que ainda não havia estudado.

“Aprendi muitas curiosidades sobre os astros, cometas, sistema solar, satélites naturais e artificiais, buracos negros, estrelas, cinturão de Kuiper; coisas que o homem ainda não desvendou totalmente”, comenta a aluna que conquistou medalha de prata na OBA.
Além de Astronomia, o Colégio Objetivo também oferece cursos especiais preparatórios para as Olimpíadas de Física, Matemática, Informática e Química. Para mais informações, procure a coordenação de sua unidade.

Comentários:
“O curso de Atronomia do Colégio foi muito interessante para meu filho por dois motivos: ele conseguiu aprender coisas novas e também começou a pesquisar. Antes do curso, só se importava com o que fazia parte do nosso dia a dia: a escola, o futebol, os amigos, os passeios. E também com o videogame, os filmes de ficção científica, os super-heróis da televisão. No curso, aprendeu que nosso mundo também tem coisas que estão longe, mas que são muito bonitas. Mesmo sem os efeitos musicais e sem as guerras de espaçonaves, a Lua e os planetas são muito interessantes e têm segredos que a gente não imagina. Mas, talvez, o mais importante foi saber que, com boa orientação, podemos pesquisar e aprender sozinhos muitas coisas que não estão nos livros.”
Luís dos Ramos Machado, pai do aluno Paulo Spina França Machado, da 3ª série do Ensino Fundamental do Objetivo Paz

“Gosto muito de Ciências e Astronomia. A professora Adail tornou a aula ainda mais interessante para mim, pois aprendemos muitos enigmas da nossa galáxia. O que mais gostei foi de aprender sobre as estrelas azuis e o buraco negro. Acho que saber sobre o Universo acrescenta muito na nossa vida.”
Isabelle de Oliveira Pinheiros, aluna da 4a série do Objetivo Granja Viana

“A Astronomia nos possibilita pensar que há muitos mundos além daquele onde nossos pés pisam e nosso olhar alcança; que a vida é maior quando o horizonte se alarga generoso sobre os infinitos possíveis. Agradecemos a todos que nos deram esse presente, favorecendo, assim, a expansão de nossas consciências.”
Cristina Magnaghi, mãe da aluna Verônica Laminarca Baroni, da 3a série do Ensino Fundamental do Objetivo Teodoro

“Quando o Victor Hugo chegou em casa comentando que, neste ano, as aulas extras de Astronomia seriam apenas para quem tivesse interesse em frequentá-las, eu, imediatamente, incentivei sua participação, alegando que todo conhecimento é ótimo e será salutar para sua vida. Ele tem adorado as aulas, principalmente porque não se limitaram àquelas antecedentes à Olimpíada, Oe vão se estender até o final do ano. A família toda, de uma forma indireta, também participa, lendo matérias, comentando com ele as recentes alterações, como a exclusão de Plutão da categoria de planeta. Ele tem um tio físico que ficou impressionado com a preocupação do Colégio em incentivar os alunos, desde cedo, e adquirir noções de Astronomia. Parabenizo o Objetivo por mais essa iniciativa. Tenho certeza de que estão plantando uma semente de conhecimento que poderá render frutos.”
Sandra Rita S.B. Ribeiro, mãe do aluno Vitor Hugo da S.B. Ribeiro, da 3a série do Ensino Fundamental do Objetivo Vergueiro

“As aulas de Astronomia são muito importantes, interessantes e instrutivas. São um incentivo ao estudo, à busca do conhecimento. O Luiz vai muito empolgado às aulas e volta para casa comentando sobre tudo o que aprendeu. Estamos muito satisfeitos.”
Liliana Tagliaferro Brito, mãe do aluno Luiz Fernando Tagliaferro Brito, da 1a série do Ensino Fundamental do Objetivo Cantareira

“Adorei as aulas de Astronomia. Eu aprendi várias coisas que eu não tinha ideia de que existiam. Aprender sobre planetas, estrelas e o Universo é muito legal.”
Julia Gomes Marquart, aluna da 4a série do Objetivo Alphaville

“O curso deu à minha filha uma visão mais aberta em relação ao mundo, uma noção de espaço e um interesse pelo universo e pela ciência. Fez com que pesquisasse em revistas, livros e jornais, abrindo um novo caminho até então desconhecido.”
Sandra Regina Engelmann Cunha, mãe da aluna Gabriela Engelmann Cunha, da 4a série do Objetivo Paz

Galeria de Fotos

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.