É OURO!!! Pedro Henrique Figueiredo na Olimpíada Iberoamericana de Física (OIbF), em El Salvador

Na 3ª série do Ensino Médio do Colégio Objetivo Integrado, Pedro Henrique Figueiredo Backes Costa, atinge o ápice como aluno olímpico. Pedro superou mais um desafio e ganhou a medalha de ouro na Olimpíada Iberoamericana de Física (OIbF), realizada de 6 a 13 de setembro, em El Salvador. O torneio reuniu estudantes de 22 países, entre eles Brasil, Portugal e Espanha.

Durante a preparação para a competição, a rotina de estudos foi intensa. “Resolvi as provas teóricas e experimentais anteriores e simulados sobre o assunto. Fiz também as aulas oferecidas pelo Objetivo. Fui muito bem preparado”, comenta.

O maior desafio enfrentado pelo estudante foi a prova experimental. “Ela é a mais complicada para todos os competidores e tem que ser realizada individualmente. O Brasil sempre tem um histórico de boas participações na ibero. Apesar de estar preparado, não esperava garantir o ouro. Estou muito feliz com o resultado.”

Para o Ronaldo Fogo, professor orientador do Objetivo das aulas especiais de Física para olimpíadas científicas, a medalha vem coroar uma trajetória brilhante de comprometimento e dedicação. “Ano passado, Pedro foi ouro na OBF e agora mais um ouro conquistado em terras internacionais. Ele é um exemplo de como a persistência e a determinação podem nos levar longe.”

Pedro começou a participar das aulas olímpicas de Física no 8º ano do Ensino Fundamental. Hoje, soma inúmeras participações e medalhas.  “Na 3ª série do Ensino Médio, Pedro atingiu resultados expressivos que permitem pleitear uma vaga olímpica na USP. Com esses dois ouros recentes (OIBF e OBF), poderá estudar na Universidade de São Paulo sem prestar o vestibular tradicional. Prêmio mais que justo para quem estudou com afinco durante todos esses anos”, comemora professor Ronaldo Fogo.

Medalhas internacionais de Física

Aplicar o que se aprende em sala de aula em prol do estudo científico é prática recorrente no Objetivo. A participação em olimpíadas do conhecimento reforça a seriedade e a dedicação de alunos e professores em competições que estimulam a pesquisa no Brasil.

Em 2019, os alunos do Objetivo conquistaram um feito inédito: a classificação e medalhas em três olimpíadas internacionais cuja Sociedade Brasileira de Física (SBF) seleciona os participantes.

“Nunca antes uma escola no País conseguiu o feito de selecionar dois alunos para a IPhO, um aluno para a EuPhO e um aluno para a Ibero de Física. Isso é fruto do trabalho sério de todos os profissionais envolvidos e de um ensino de qualidade no dia a dia. Essa é nossa receita”, comenta o professor Ronaldo Fogo.

A mais recente conquista foi o ouro do aluno Pedro Henrique na OIbF. Em junho, na Olimpíada Europeia de Física (EuPhO), em Riga (Letônia), o aluno Luã de Souza Santos conquistou medalha de bronze. Guilhermo Cutrim Costa conquistou prata e Gabriel Telles Missailidis foi bronze na Olímpiada Internacional de Física (IPHO), realizada em julho, em Israel (Telavive). 

Parabéns, alunos! Parabéns, professores do Colégio Objetivo Integrado!

Galeria de Fotos

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.