Encontro Pedagógico – 12 de março – Campo Grande

Sistema de Ensino Objetivo promove Encontro Pedagógico em Campo Grande (MS)

O constante aprimoramento dos educadores é condição imprescindível para uma educação de qualidade. Em 12 de março, professores, coordenadores e mantenedores participaram do Encontro Pedagógico em Campo Grande (MS). Realizado no Colégio Objetivo Dom Bosco, o evento proporcionou momentos de aprendizagem, trocas de experiências e cursos, que ajudaram a aprofundar os conhecimentos sobre o Sistema de Ensino Objetivo.

Os professores da Educação Infantil conferiram o curso Lapbook – uma estratégia diferenciada com inúmeros recursos, ministrado pelas professoras Ana Paula Setembre Margoni e Cecília de Cássia Montanari. A aula ensinou como organizar um lapbook, livro de dobras que tem a mesma função de um portfólio. O intuito é levar mais um instrumento para a sala de aula, levando em consideração os conteúdos e objetivos de cada disciplina.

Franciane Regina Oselame Feraboli, professora do Colégio MAPER, de Chapadão do Sul (MS), afirma que sempre participa do evento e acredita que é uma ótima oportunidade para atualizar seus conhecimentos. “Os docentes sempre apresentam novas formas de trabalhar os temas do Caderno. As aulas são dinâmicas e sempre mostram como podemos desenvolver os conteúdos de maneira lúdica e diferenciada.”
Em A situação-problema como recurso para um ensino reflexivo, ministrado pelas docentes Bruna F. C. Fonseca e Vanessa Gervásio Martin aos educadores do Ensino Fundamental 1, refletiu-se sobre o ensino pautado na existência de um sujeito ativo.

“Trabalhou-se muito bem as áreas de História, Geografia e Português. Vimos como estimular a escrita de textos a partir de conversas com personagens. E tivemos exemplos práticos do nosso trabalho”, comenta Cátia Aparecida Simon, do Colégio MAPER, de Chapadão do Sul (MS).

No curso apresentado por Silvia K. Bovino aos educadores de Matemática do Ensino Fundamental 2, falou-se sobre O prazer de aprender Matemática. Visando a melhoria no ensino e na aprendizagem da disciplina, ela abordou as diversas formas de conduzir uma determinada atividade para atingir o produto final desejado. A aula apresentou ainda ambientes de socialização com experiências inovadoras para as aulas de Matemática nos diferentes anos.

Lucia Helena Silvestrini, da Escola Objetivo Girassol, de Jardim (MS), aprovou a proposta do curso. “Foi muito esclarecedor e tivemos uma troca de experiências muito positiva. A docente mostrou na prática como conduzir uma aula.”

Destinado aos educadores do Ensino Médio, o curso Desafio do nosso tempo: como educar e obter sucesso na construção pedagógica do modelo Enem, apresentado por Ivete M. S. R. Ramirez, considerou as Humanidades como base teórica para muitas das questões do Enem e outras avaliações nacionais. A aula falou também sobre a importância da contextualização para o trabalho do professor.

Wandir de Mello Júnior, do Instituto Baruki de Educação e Cultura (IBEC), de Corumbá (MS), afirma que a aula foi uma excelente oportunidade para enriquecer a prática pedagógica. “Vimos soluções pedagógicas e metodológicas muito significativas. O material de apoio ao professor está excelente e abrange todas as disciplinas. Estar em um processo contínuo de aprendizagem é fundamental para nós, educadores, pois o mundo está em constante atualização.”

Aos coordenadores foi oferecido o curso Coordenador pedagógico: da prática à reflexão. Ministrada por Marcia Carvalhinha, a aula discutiu sobre a função de um coordenador pedagógico e como desenvolver habilidades para exercer a formação continuada de seus professores.

A diretora pedagógica Maria Inêz Rosa Corrêa Neves, da Escola Girassol, de Jardim (MS), diz que o curso atendeu a suas expectativas e apontou práticas importantes para sua profissão. “Sempre é muito positivo dedicar um tempo para refletirmos sobre o nosso papel e entender como podemos melhorar o nosso lado profissional. O Encontro Pedagógico promove momentos necessários para a nossa atuação. Gostaria de parabenizar todos os envolvidos pela competência técnica na realização do evento.”

Abertos a todos os profissionais das escolas conveniadas, os Encontros Pedagógicos continuarão sendo oferecidos ao longo do ano letivo. Os educadores que participaram do evento realizado em 12 de março poderão inscrever-se novamente, em outros cursos e oficinas, nos próximos Encontros. Os procedimentos para a inscrição encontram-se na guia “Convênios”, no Portal Objetivo, ou clicando aqui.
Outros depoimentos:

Andreliza de Assis Nolasco, do Instituto Baruki de Educação e Cultura (IBEC), de Corumbá (MS), esteve no curso Lapbook – uma estratégia diferenciada com inúmeros recursos.
“A ideia apresentada pela professora é bem inovadora e poderei utilizar em sala de aula. O Encontro Pedagógico promove vivências e aprendizagens essenciais na formação continuada de um educador.”

Carlos Kenji Nakamura, do Colégio Salesiano Dom Bosco, de Campo Grande (MS), esteve no curso O prazer de aprender Matemática.
“Foi uma experiência excelente. Discutimos as dificuldades, trocamos vivências assertivas e aprendemos mais sobre o material.”

Edilene da Silva Dias, da Escola MagSul, de Ponta Porã (MS), participou da aula Reinterpretando as práticas do ensino de Língua Portuguesa.


“A aula foi bem dinâmica e prática. Ajudou a elucidar as estratégias e desafios da nossa profissão. Foi muito motivadora. Vimos como estimular o interesse pela leitura e pesquisa.”

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.