Equipes do Objetivo classificam-se para a fase estadual da OBR

O Colégio Objetivo classificou cinco equipes para a fase estadual da 9ª Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) – modalidade Prática, que acontecerá em 8 de agosto.

As regionais foram realizadas nos dias 26 e 27 de junho, em São Bernardo, e reuniram 475 equipes de alunos do Ensino Fundamental e Médio, em busca de medalhas e também de uma vaga para a estadual da competição. A equipe Bazinga 1 (nível 2) ficou com a medalha de prata. Épicos (nível 1) e Quadcore (nível 2) conquistaram medalhas de bronze e, pelo desempenho, garantiram vagas na próxima fase. Outras duas equipes do Colégio Objetivo a classificar-se para a estadual foram Robocop e Bazinga 2 (confira o nome dos alunos abaixo).

Em uma disputa emocionante, os robôs completamente autônomos disputaram na categoria Resgate. A missão caracteriza-se por simular um ambiente de desastre em um mundo real, em que o resgate de vítimas precisa ser feito por robôs. As máquinas construídas e programadas pelos alunos tinham de seguir uma trilha com obstáculos e desafios – superar redutores de velocidade sem ficarem presos, atravessar terrenos desconhecidos, desviar de escombros e subir rampas – para resgatar uma vítima (representada por bolas de isopor revestidas de papel alumínio) e transportá-la para uma área segura.

No Nível 1, o robô tem que chegar até 5 cm da vítima e acionar uma campainha; no nível 2, o robô tem de localizar uma ou mais vítimas e colocá-las em um lugar seguro.

“O grupo Quadcore, entre todas as equipes presentes no evento, do nível 2, foi a única capaz de fazer esse tipo de resgate, surpreendendo, inclusive, os juízes do evento. Os alunos estão de parabéns. Todos estão motivados, e é incrível ver a dedicação e a autonomia de todos os grupos”, comenta o coordenador de Informática do Ensino Fundamental e Médio, Esmeraldo Caniloi Júnior.

O torneio divulga a robótica, suas aplicações e tendências, estimulando o estudo, a investigação, o aprendizado e a formação de alunos capazes de lidar com a tecnologia de robôs móveis inteligentes e, principalmente, familiarizados com a cultura tecnológica. Após a fase estadual, as melhores equipes conseguem vagas para a nacional, que ocorre de 28 de outubro a 1º de novembro, em Uberlândia (MG).

Equipes classificadas:

Grupo Épicos
Felipe Bagni
Lael Yoshio Ikawa
Vinícius Santos Silva
Victor Amaral Damarindo

Grupo Robocop
Danilo DI Fábio Bueno
Victor Luna Matias
Guilherme Daniek Farina
Caio de Jesus de Oliveira

Grupo Quadcore
Igor Cesar Tironi
Henrique Baptista Martins
Gabriel Kenji Ito
Eduardo Seiji Miyazato Ferrer

Grupo Bazinga 1
Guilherme Brito
Guilherme Gallinucci
Oliver Dobler
Vinícius Canal

Grupo Bazinga 2
Daniel Timura
Lucca Ferraz Vaz
Maurício Bernardinetti
Pedro Civitella

Galeria de Fotos

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.