Estudantes conquistam medalhas na Olimpíada Brasileira de Física

Sete medalhas de ouro, cinco de prata, nove de bronze e quatro menções honrosas. Esse é o resultado final da participação dos alunos do Colégio Objetivo na Olimpíada Brasileira de Física (OBF) 2005, uma das principais competições estudantis do Brasil, que reuniu mais de 30 mil alunos do Ensino Médio. A solenidade de premiação lotou o auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, no dia 18 de março.

Dirigida aos alunos do Ensino Médio e com provas e classificação distintas para cada série, a Olimpíada Brasileira de Física visa a despertar e estimular o interesse pela disciplina, incentivar os estudantes a seguirem carreiras científico-tecnológicas e prepará-los para as Olimpíadas Internacionais de Física (OIF), já que os convites para este torneio são feitos de acordo com a classificação obtida na Olimpíada Brasileira.

Interesse, determinação e estudo foram os quesitos que garantiram aos alunos do Objetivo Anderson Unlin Tsai, Bruno Arderucio Costa, Henrique Oliveira da Mata, Douglas Bortolotti Tagawa, Hugo Cangussu Marrochio, Luís Kin Miyatake e Danilo Furlan Kaid a conquista de medalhas de ouro.

Destacaram-se também os estudantes da 3ª série do Ensino Médio, Douglas Bortolotti Tagawa, Hugo Cangussu Marrochio e Juliana Ogassavara que, pelo excelente desempenho na competição, participarão do programa de preparação para as Olimpíadas Internacionais de Física de 2006, a 37a International Physics Olympiad (IPhO), que acontecerá em Cingapura, e a 11ª Olimpíada Ibero-americana de Física (OIBF), prevista para ocorrer em Portugal. O programa visa à seleção dos mais aptos a compor as equipes brasileiras nesses torneios.

O mesmo acontecerá com os alunos que atualmente cursam a 2a série do Ensino Médio. Eles participarão de atividades preparatórias para os torneios internacionais em 2007, que serão realizados no Irã e na Argentina. São eles: Anderson Unlin Tsai, Bruno Arderucio Costa, Henrique Oliveira da Mata, Danilo Furlan Kaid e Ricardo Hahn Pereira.

Em seu discurso, o Prof. Dr. Euclydes Marega Jr., coordenador da OBF no estado de São Paulo, mencionou a excelente participação da equipe do Objetivo na Olimpíada Desafios da Física. Anderson Morikazu Oshiro, Daniel Yoshio Futenma e Paulo Matias conquistaram, no final do ano passado, o primeiro lugar geral e medalha de ouro no torneio criado em comemoração ao Ano Internacional da Física. O professor citou também o ex-aluno do Objetivo Paulista, Jong Woo Jin, destaque em torneios nacionais e internacionais. Jong, que é aluno de Física na USP, atualmente está estudando na École Polytechnique em Paris (França).

Ouro
Anderson Unlin Tsai
Bruno Anderucio Costa
Danilo Furlan Kaid
Douglas Bortolotti Tagawa
Henrique Oliveira da Mata
Hugo Cangussu Marrochio
Luís Kin Miyatake

Prata
Aline Toyama Shiraki
Felipe Iwao Takiyama
Felipe Theodoro Luíz Ferreira
Juliana Ogassavara
Ricardo Hahn Pereira

Bronze
Bruno Maurício B. Albuquerque
Daniel Yoshio Futenma da Silva
Letícia Santana C. da Silva
Marcos Z. Ueocka
Michel Aguena da Silva
Paulo Matias
Rodrigo Alves Lima
Rafael Gomes Gabbo
Taynara Araújo Soares

Menção Honrosa
Felipe Vieira Frujeri
Patrícia Brenha Ribeiro
Emanuelle Roberta da Silva
Renan Lyuji Takemura

Galeria de Fotos

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.