Estudantes do Objetivo conquistam medalhas na Olimpíada Paulista de Matemática

Rafael Daigo Hirama, aluno da 2ª série do Ensino Médio do Objetivo Campinas, alcançou a nota máxima na prova e garantiu a cobiçada medalha de ouro da Olimpíada Paulista de Matemática (OPM) de 2003. Premiado com menção honrosa na Olimpíada Internacional de Matemática deste ano, disputada no Japão, Rafael estava exultante: "Eu estudei muito para a OPM, que é um dos torneios mais tradicionais do Brasil", explica.

A prova, que foi aplicada e corrigida no mesmo dia, premiou com medalhas de ouro, prata e bronze os alunos do Ensino Fundamental II (modalidade Alfa para 5a e 6a séries e Beta para 7a e 8a) e Ensino Médio (modalidade Gama), no início de novembro, em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

Além do ouro de Hirama, os estudantes do Ensino Médio André Slepetys (Objetivo Paz), Helder Toshiro Suzuki (Objetivo Cantareira) e Jefferson Fonlin Tsai (Objetivo Vergueiro) ganharam medalhas de prata, e Rodolfo Oliveira de Castro (Objetivo Mogi) conquistou a de bronze.

Duas pratas vieram do nível Beta, com os alunos Leonardo Simões Freire (Luís Goes) e Murillo da Silva Paiano (Objetivo Presidente Prudente). Competindo no nível Alfa, Jennifer Katherine Koshiba Yu (Objetivo Paz) conquistou a medalha de prata. Na mesma modalidade, Alessandro Palmeira e Débora Kiame Paias, ambos do Objetivo Cantareira, receberam o bronze.

Olímpiadas também aproximam professores
A 27ª Olimpíada Paulista de Matemática foi organizada em duas fases. Na primeira, fizeram a prova mais de 40 mil participantes no estado de São Paulo e, na segunda, apenas 500 finalistas disputaram um total de 98 medalhas, das quais 38 foram concedidas a estudantes de escolas públicas e 60 a alunos de escolas particulares. Das competições anteriores, 21 foram organizadas pelo professor Shigueo Watanabe, fundador da Olimpíada Paulista e um dos homenageados na cerimônia deste ano.

Segundo Watanabe, as competições matemáticas têm a função de disseminar a cultura científica entre a juventude, despertar vocações, discutir o ensino de Matemática no estado, além de contribuir na descoberta de novos talentos para as Ciências Exatas. Em seu discurso, o físico-matemático acrescentou que as Olímpiadas servem também para aproximar professores de todo o estado. “Há muita troca de informação e o educador vê que é preciso sempre compartilhar novas experiências didáticas”, disse.

Premiados da Olímpiada Paulista de Matemática
Ouro
Rafael Daigo Hirama

Prata
André Slepetys
Helder Toshiro Suzuki
Jefferson Fonlin Tsai
Leonardo Simões Freire
Murillo da Silva Paiano

Bronze
Jennifer Katherine Koshiba Yu
Rodolfo Oliveira de Castro
Alessandro Palmeira
Débora Kiame Paias

Galeria de Fotos

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.