Evolução tecnológica: da indústria alimentar à exploração espacial é tema de estudo do 9º ano

O Colégio Objetivo propicia atividades fora do ambiente escolar que conduzem à construção do conhecimento e do senso crítico. Uma dessas experiências é o estudo do meio, que possibilita aos alunos uma aproximação prática com o conteúdo trabalhado em sala de aula. O tema “Desenvolvimento tecnológico: da indústria alimentar aos estudos espaciais” guiou as pesquisas dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.

O roteiro de descobertas e aprendizado – organizado pelos professores de Ciências, Geografia e História – incluiu uma visita ao Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (INPE), em São José dos Campos (SP). Centro de excelência nacional em áreas como engenharia espacial e mudanças climáticas, o INPE é responsável pelo desenvolvimento e operação de dados de satélites, que são essenciais para monitorar queimadas, desmatamentos, expansão da agricultura e da pecuária.

Acompanhados por professores e educadores, a visita começou com uma introdução histórica sobre o instituto seus projetos e atividades de pesquisa, iniciadas em 1961. No Laboratório de Integração e Testes (LIT), um dos mais avançados centros de qualificação de sistemas espaciais do Brasil, os alunos conheceram o local onde os satélites e outros equipamentos são montados e testados para cumprirem suas missões no espaço. Eles acompanharam as explicações de todos os procedimentos necessários até o momento de lançamento.

Da pesquisa de ponta da tecnologia espacial para o resgate do começo da industrialização no Brasil, os alunos conheceram o processo industrial de uma das mais importantes empresas do segmento alimentício: a Nestlé, que atua há mais de 100 anos no país. No tour pela fábrica de Caçapava, eles tiveram uma visão do processo de fabricação e das diversas etapas de produção, desde o cultivo e compra das amêndoas até a criação das barras de chocolate. Aprenderam também sobre práticas sustentáveis adotadas pela empresa para minimizar a utilização de água e energia, reduzir as emissões de gazes e realizar a gestão de resíduos e ações de reflorestamento.

Os alunos tiveram a missão de observar, aguçar a percepção, refletir e registrar no caderno de campo tudo o que presenciaram. Em cada local visitado, foram descobrindo aspectos do Brasil contemporâneo que só a vivência oferece, proporcionando um sentido mais real ao que foi aprendido em sala de aula.

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