Explorar, criar, testar e compartilhar: alunos participam da competição de Robótica FLL – JR

Equipes do Objetivo, formada por alunos de 6 a 10 anos, são premiadas com melhor trabalho em equipe e maquete.

Como seria a vida na lua? Beber… comer… respirar: seria possível? Qual seria a alternativa para o uso de energia?  E diversão e lazer, como resolver essas questões? Desbravar e estudar a Lua foi a missão das equipes “Espaciais Radicais” e “Espacial”, formadas por alunos do 1.o ao 5.o ano do Ensino Fundamental do Colégio Objetivo. As crianças participaram da fase regional da competição de Robótica First League Junior (FLL – JR), em 8 de junho, em Indaiatuba. Ao todo, 16 equipes do estado de São Paulo participaram do evento.

FLL – JR é uma competição destinada a crianças de 6 a 10 anos. Inspirados no tema Mission Moon –uma homenagem aos 50 anos da chegada do homem à Lua –, o desafio foi construir uma base lunar utilizando kits de blocos de montar, motores e sensores.  A ideia foi explorar a criatividade das crianças e instigá-las a resolver uma ou mais situações-problema para se viver no espaço por meio de um projeto de pesquisa.

As equipes trabalharam em sintonia tendo como base valores como respeito, ganho mútuo e competição amigável. Seguindo temas propostos para cada temporada, elas constroem robôs programados para cumprir uma série de missões.

As equipes documentaram o trabalho no Caderno de Engenharia e compartilharam a jornada em cartazes Show Me Poster. “oi uma experiência nova para as crianças. Eles se engajaram. A FLL – JR envolve tecnologia, engenharia, ciência, pesquisa e muita criatividade. As equipes criaram pôsteres mostrando e explicando como foi essa jornada de descobertas e conhecimentos. Foi um grande aprendizado”, comenta a professora Christianne Vita.

Muito estudo, pesquisa, conhecimento, criatividade, organização, dedicação e simpatia foram fatores necessários na hora de apresentar os projetos construídos e programados pelos alunos, e que foram, posteriormente, avaliados por juízes. O projeto de pesquisa do grupo “Espaciais Radicais” propôs alternativas ligadas à fotossíntese das plantas, degelo e painel solar para resolver questões vinculadas à falta de ar, água e energia. O grupo conquistou o prêmio de melhor trabalho em equipe.

A “Espacial” conquistou o Prêmio Melhor Maquete. Uma das curiosidades apresentadas no projeto do grupo foi ligada à área de esporte: eles criaram soluções de como fazer exercícios na lua para não perder o tônus muscular.

Espaciais Radicais
– Prêmio Melhor Trabalho em Equipe
Antônio Pires do Rio Terra Duarte
Danilo de Carvalho Caldeira
Isabel Yokomizo Aceiro da Costa Ferreira
Luiza Kastropil Mota
Sophia Vieira Tenório de Lima
Tomé Araujo Sônego

Espacial
– Prêmio Maquete
Fernando Gallo Polato
Giovanna Marcatti Takegawa
Letícia Candido França
Sofia Kashiwany Torrico
Vicente Kashiwany Torrico
Vitor Perrone Evangelista

Vídeos Relacionados

Galeria de Fotos

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.