Gabriel Telles e Guilhermo Cutrim classificam-se para a Internacional de Física (IPhO) em Israel
Aplicar o que se aprende em sala de aula em prol do estudo científico é prática recorrente no Colégio Objetivo. A participação em olimpíadas do conhecimento reforça a seriedade e a dedicação dos alunos e professores em competições que estimulam a pesquisa no Brasil.
Os alunos Gabriel Telles Missailidis e Guilhermo Cutrim Costa do Colégio Objetivo Integrado vão compor a equipe brasileira na 50.ª International Physics Olympiad (IPhO), que acontecerá em Telavive (Israel), de 7 a 15 de julho. Participam da IPhO cerca de 87 países, totalizando mais de 400 alunos. A competição consiste em uma prova teórica e uma experimental.
Essa é a primeira participação do Gabriel Telles em uma competição internacional. O aluno da 2.ª série do Ensino Médio soma importantes resultados em olimpíadas nacionais: prata na IYPT – Brasil 2019, ouro na OPF e na OBF 2018. Em 2017, quando cursava o último ano do Ensino Fundamental, Telles foi o grande destaque da OPF. Ele ganhou ouro e também foi condecorado com duas importantes conquistas: medalha Shigueo Watanabe, pela melhor nota do Ensino Fundamental, e troféu O Gabaritador.
“É uma emoção muito grande ver todo o esforço recompensado. Dedicar tantas horas de estudo para conseguir um bom resultado é muito gratificante”, comenta.
Para o novo desafio, a IPhO, Gabriel conta que sua preparação está intensa. “Participei das aulas especiais para olimpíadas científicas e estudei por conta própria para complementar o conteúdo. As minhas expectativas são boas. Darei o meu melhor. Estudei muito para isso, estou preparado e espero trazer uma medalha.”
Guilhermo Cutrim é veterano em olimpíadas internacionais. O aluno da 3.ª série do Ensino Médio compôs a delegação brasileira que trouxe medalha de prata do Torneio Internacional de Jovens Físicos (IYPT). Realizado em Beijing (China), de 19 a 26 de julho, os brasileiros disputaram com 32 delegações de todos os continentes, alcançando a quinta posição no ranking, deixando para trás nada menos que competidores tradicionais, como Estados Unidos, Suíça, Rússia, Austrália e Polônia. É dele também a vaga para representar o País na IYPT deste ano, prevista para ser realizada na Polônia.
“Optei em participar da IPhO, ambas serão realizadas no mesmo período. A IPhO é a maior olimpíada internacional de física, a de mais alto nível. Será uma oportunidade de testar meus conhecimentos. Espero muitos desafios, especialmente na parte experimental da prova, que pede muitos dados em pouco tempo”, explica Guilhermo.
É tradicional a participação dos alunos do Objetivo na IPhO. Em 2011, o Brasil alcançou seu melhor desempenho de todos os temposna IPhO: a medalha de ouro, até então inédita para o País. Realizada em Bangkok (Tailândia), a competição ressaltou o brilhantismo do aluno do Colégio Objetivo, Gustavo Haddad Braga.
“O prestígio internacional dessa competição é reconhecido no mundo acadêmico. A inédita medalha de ouro conquistada por Gustavo e o bronze obtido por Ivan Tadeu Ferreira colocaram o Brasil em um patamar de gigantes. Esperamos continuar figurando nesse seleto grupo de escolas que conquistaram medalha de ouro na IPhO, com resultados cada vez melhores”, comenta o professor orientador de aulas especiais de Física para olimpíadas científicas do Colégio Objetivo, Ronaldo Fogo. Em 2012, mais um excelente resultado: o aluno Ivan Tadeu conquista mais um ouro na IPhO, realizada na Estônia.
Em 2019, os alunos do Objetivo conquistaram um feito inédito: conseguiram a classificação para as três olimpíadas comandadas pela Sociedade Brasileira de Física. “Nossos alunos conseguiram mais uma honraria inédita. Nunca antes uma escola no País tinha conseguido o feito de selecionar dois alunos para a IPhO, um aluno para a EuPhO e um aluno para a Ibero de Física. Isso é fruto do trabalho sério de todos os profissionais envolvidos e de um ensino de qualidade no dia a dia. Essa é nossa receita”, comenta Ronaldo.
Parabéns, alunos e professores do Objetivo!
Galeria de Fotos
Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.