Henrique da Mata representará o País em Pequim, na Olimpíada Internacional de Astronomia

Henrique Oliveira da Mata, aluno da 1ª série do Ensino Médio do Objetivo Paulista, tem razões de sobra para sentir-se vitorioso. Estudante do Objetivo desde 2001, quando ainda cursava a 5ª série do Ensino Fundamental, vem colecionando medalhas de ouro, prata e bronze, obtidas em olimpíadas de Matemática, Física e Astronomia. A razão do bom desempenho pode ser facilmente explicada: dedicação do aluno e estímulo de professores e coordenadores.
Agora, mais um desafio está por vir para Henrique da Mata. Trata-se de sua participação na Olimpíada Internacional de Astronomia (OIA) 2005, de 25 de outubro a 2 de novembro, em Pequim (China), torneio em que representará o Brasil.
Para chegar a esse nível na competição, antes participou da Olimpíada Brasileira de Astronomia, na qual conquistou medalha de prata, e foi convocado para participar das seletivas para a Internacional. “Essas provas possuem um nível difícil. O aluno se vê em situações das mais diversas e tem de explicar fenômenos astronômicos dos mais complexos. É uma prova que realmente traça o perfil dos estudantes para uma avaliação da capacidade de lidar com a criatividade e com o raciocínio lógico”, contou Henrique.
Se a seleção é complexa, que dirá o exame da OIA. Segundo o aluno, os participantes fazem três provas: teórica, prática e observacional. Mesmo complexos os exames, ficou nítida a animação de Henrique, que acredita que essas atividades são muito úteis na formação dos alunos, pois os incentivam a participar de aulas diferentes, mas de igual teor de dificuldade dos grandes vestibulares.
“Participar de Olimpíadas não é só competir para ganhar medalhas; significa competir para ganhar conhecimento, lutar e ser reconhecido por sua luta”, completou.

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.