Ibero-americana de Física: Bruno Arderucio e Anderson Tsai conquistam ouro e bronze para o Brasil
Medalhas de ouro e de bronze marcaram a participação de Bruno Arderucio e Anderson Tsai, alunos da 3ª série do Ensino Médio das unidades Paulista e Vergueiro, na 12ª Olimpíada Ibero-americana de Física (OIbF).
O torneio aconteceu em Córdoba (Argentina), de 29 de setembro a 7 de outubro, e reuniu 22 países da América Latina, além dos ibéricos Portugal e Espanha. Sessenta e nove estudantes testaram seus conhecimentos em Mecânica, Termologia, Elétrica e Óptica nas provas experimental e teórica.
Para conquistar a classificação na competição, os alunos foram selecionados de acordo com as medalhas obtidas na Olimpíada Brasileira de Física (OBF), quando ainda cursavam a 1ª série do Ensino Médio.
Para Bruno Arderucio, os exames da Ibero não fugiram do padrão das provas anteriores, exigindo análise abrangente e habilidade para responder a tempo as questões propostas.
“Fui selecionado na OBF, no primeiro ano, entre 39 outros estudantes. Ao longo da segunda série, realizei diversas provas seletivas na USP e, na terceira, foram mais dois exames. Dessa forma foi selecionada a equipe brasileira.” Também faz parte das conquistas de Arderucio: medalha de ouro na OBF 2005 e prata na edição de 2006, com dobradinha de prata no mesmo ano, na Olimpíada Paulista de Física, entre outras.
Assim como ele, Anderson Tsai é outro estudante que vem obtendo excelente participação em olimpíadas científicas. Aluno do Objetivo desde a 7ª série/8º ano do Ensino Fundamental, sua história na conquista de premiações vem desde a 8ª série/9º ano, nas Olimpíadas Brasileira de Astronomia (ouro) e Brasileira de Informática (prata), entre outras. Um ano depois, já no Ensino Médio, faturou nada menos que o ouro nas Olimpíadas Paulista e Brasileira de Física.
Quanto à sua participação na OIbF, Tsai acha que foi uma experiência enriquecedora intelectual e culturalmente, pois, além de testar o que aprendeu sobre a disciplina, teve contato com estudantes de outros países. Igual opinião compartilha Bruno Arderucio; aliás, ambos apostam em pré-requisitos essenciais para o sucesso: gostar daquilo que faz, estudar e praticar muito tudo o que aprendeu.
Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.