IJSO 2022 – Olimpíada Internacional Júnior de Ciências premia alunos do Objetivo com ouro e prata

A proeza de estar entre os melhores do mundo é um desafio que ano a ano vem sendo superado pelos alunos do Colégio Objetivo. Destacando-se em olimpíadas do conhecimento, eles têm cumprido a missão de representar o Brasil com êxito. As mais recentes conquistas foram na 19ª Olimpíada Internacional Júnior de Ciências (IJSO – International Junior Science Olympiad), que premiou com medalhas de ouro e prata Alexandre Andrade de Almeida, Arthur Kui, Gustavo Jun e Vitor Takashi.

Realizada em Bogotá, Colômbia, a IJSO 2022 ocorreu de 2 a 12 de dezembro e contou com mais de 200 participantes de 40 países. Considerada uma das mais importantes competições estudantis do mundo, a olimpíada avalia o conhecimento de jovens com até 15 anos nas disciplinas de Física, Química e Biologia.

“Poderia chamar esses meninos de quarteto fantástico! Primeiramente pelo fato de conquistarem quatro das seis cobiçadas vagas do Brasil na IJSO. É muito raro um único colégio conseguir tal façanha. Depois, por enfrentarem os melhores alunos em Ciências de todo o mundo e voltarem para casa com quatro medalhas de prata e uma de ouro. Lembrando que o Gustavo ainda é aluno do Ensino Fundamental. Todos os professores do Colégio Objetivo estão em êxtase pela conquista”, comemora Ronaldo Fogo, professor orientador nos cursos especiais de Física do Objetivo.

Chegar a esse resultado não foi fácil. O time brasileiro passou por três avaliações: uma composta por testes, outra dissertativa e uma experimental. As provas requerem agilidade e domínio das três áreas, visto que o tempo para resolver as questões é pequeno se comparado ao nível de dificuldade.

Gustavo Jun, aluno do 9ª ano e medalha de prata individual e ouro nas provas experimentais, conta que seu maior desafio foi a preparação. “Não tinha experiência no manuseio dos equipamentos usados e não sabia de certas práticas de laboratório. Felizmente as aulas de preparação foram de grande ajuda e aprendi muito com elas”, afirma.

Os integrantes da equipe brasileira concordam que as provas práticas são as mais difíceis e comentam que uma competição como essa é uma experiência inesquecível. “Essa conquista foi fruto de muitos dias e noites de estudo. É como nosso professor Ronaldo Fogo diz: ‘Acordar cedo e dormir tarde’. Estou muito contente com o resultado”, comenta Vitor Takashi.

Para Arthur Kui, as olimpíadas científicas estimulam o estudante a buscar cada vez mais informação. “Desde que comecei a participar, sempre sonhei em ganhar uma medalha em uma competição internacional. Fiquei muito feliz com essa conquista. As olimpíadas são uma forma de ir além daquilo que aprendemos no currículo. As medalhas também abrem muitas portas para alunos que querem estudar fora.”

Bogotá

Não é por acaso que a IJSO 2022 foi inesquecível. Em meio à adrenalina das provas, os grupos fizeram um tour cultural pela cidade: visitaram o Planetário de Bogotá, o Cerro Monserrate, a Catedral de Sal de Zipaquirá e participaram de uma conferência sobre Astrobiologia na Universidad Antonio Nariño.

“Foi uma experiência incrível! Além de viajar pela primeira vez para outro país e conhecer a história e a cultura da Colômbia, fiz amizades com estudantes do mundo inteiro. Foi uma honra representar o Brasil em uma olimpíada internacional! Tenho muito a agradecer a toda a equipe do Objetivo por proporcionar essa oportunidade”, destaca Vitor.

Veterano em competições nacionais de Física, Astronomia, Ciências, Química, Matemática, Biologia entre outras, Alexandre Andrade de Almeida, aluno da 1ª série do Ensino Médio, tem em seu currículo 53 premiações em olimpíadas científicas e considera a prata na IJSO a mais especial. “O resultado demonstra a conclusão de um trabalho de três anos. Desde que comecei a fazer a Olimpíada Brasileira de Ciências (OBC) em 2020, imaginava que poderia chegar à internacional. Nesse caminho, passei por várias etapas que envolveram pessoas às quais agradeço muito: meus pais, professores, monitores e ex-alunos olímpicos.”

Para os alunos que quiserem seguir os passos de Alexandre, ele dá uma dica: “Estude, se dedique e faça aulas de olimpíadas com os professores Adriano, Carlão, Guima, Paiva, Polako, Ronaldo…”

Parabéns, Alexandre, Arthur, Gustavo e Vitor! Parabéns, professores do Colégio Objetivo Integrado!

Galeria de Fotos

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.