IMChO – China: Rafael Parra representa Brasil na Olimpíada Internacional Mendeleev de Química
Participar de uma competição científica não é fácil. Imagine então enfrentar os melhores do mundo. Rafael Joaquim Parra, da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Objetivo Integrado, fez parte da delegação brasileira na 58ª Olimpíada Internacional Mendeleev de Química (IMChO), realizada em Shenzhen (China), de 20 a 27 de abril de 2024.
“O contato com tantas pessoas de diferentes lugares e culturas reunidas pelo interesse em um assunto em comum, a Química, foi especialmente marcante. Tudo foi muito novo e memorável. Estar lá representando meu país foi uma responsabilidade enorme, mas o sentimento de ter deixado uma boa impressão do Brasil é muito gratificante”, afirma.
Considerado um dos mais importantes torneios acadêmicos de Química do mundo, a IMChO contou com a participação de mais de 20 países. Rafael ressalta que foi sua primeira olimpíada internacional e revela que ficou bastante impactado com a competição. “A exigência é muito maiorde conhecimentos, de técnica de prova e até de raciocínio voltado para a Química. Ser avaliado diretamente por pesquisadores renomados foi uma oportunidade incrível e a bagagem de aprendizado que levarei comigo é inestimável”, comenta.
Os estudantes passaram por provas de alto nível, tanto teórica quanto de prática de experimentos em laboratórios acadêmicos.
Rafael conta que, além do conhecimento profundo em muitas áreas da Química e noções de Matemática, Física e Biologia, as avaliações exigiram a habilidade de utilizar os conceitos de forma criativa. “Os maiores desafios foram a prova experimental e o tempo curto nas provas teóricas, com questões que exigiam muita reflexão e imaginação, mas de maneira bastante eficiente.”
A equipe do Brasil na IMChO foi formada com base no resultado da Fase IV da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) 2023, na qual o aluno do Objetivo classificou-se entre os seis melhores estudantes do país. “O Objetivo me ajudou durante todo o processo, fornecendo livros do colégio e universitários, que muito tenho usado, bem como aulas teóricas e experimentais de aprofundamento com o professor Carlão. O apoio e o incentivo como um todo foram essenciais”, afirma.
Apaixonado por Química, Rafael conta que a disciplina foi a responsável por despertar seu interesse pelas Ciências da Natureza. “Ainda pequeno, olhava a tabela periódica que sempre me gerava a curiosidade sobre o que fazia cada elemento químico e o que significava cada informação nela. A ideia de tudo ao nosso redor ter sua própria composição química que o representa é algo que me encanta, isso me levou a me aprofundar na área”, comenta.
Parabéns, Rafael, pelo seu empenho e dedicação!!
Galeria de Fotos
Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.