IPhO e EuPhO: alunos do Objetivo classificam-se para as internacionais de Física no Irã e na Geórgia
Vitor Takashi Hideshima e Alexandre Andrade de Almeida, alunos da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Objetivo Integrado, representarão o Brasil na 54ª Olimpíada Internacional de Física (IPhO) e na 8ª Olimpíada Europeia de Física (EuPhO). Vitor participará da IPhO, que ocorrerá em Isfahan (Irã). Alexandre, por sua vez, fará parte da delegação brasileira na EuPhO, em Kutaisi (Geórgia).
“Pretendo dar o meu máximo. Tenho muito que agradecer a todo o apoio fornecido pelos professores e equipe do Objetivo para proporcionar essa oportunidade. Estou muito animado, me sinto honrado em representar o Brasil”, afirma Vitor. Este será o seu segundo desafio internacional. Em 2022, ele foi medalhista de prata na Olimpíada Internacional Júnior de Ciências (IJSO).
Alexandre Andrade também está empolgado. Veterano em olimpíadas científicas, suas conquistas somam mais de 80 premiações, entre medalhas e condecorações. No ano passado, subiu duas vezes ao pódio, trazendo para o Brasil medalhas de ouro na Olimpíada Ibero-Americana de Física (OIbF) e na Olimpíada Ibero-Americana de Biologia.
“A Física é a ciência que explica boa parte dos fenômenos do cotidiano e isso é o que mais me fascina. Espero dar o meu melhor na EuPhO, uma olimpíada que se difere de outras competições pelo estilo de perguntas”, comenta Alexandre.
Dedicação, empenho e conhecimento não faltam no histórico escolar de Vitor e Alexandre, que terão pela frente dois grandes desafios. As provas da IPhO são conhecidas por serem complexas e abrangentes, abordando diversos tópicos da Física teórica e experimental. As provas da EuPhO também são rigorosas, costumam ter foco mais específico em determinados temas, as questões exigem criatividade de raciocínio nas resoluções.
Vitor recorda de sua primeira medalha na OBF, quando imaginou como seria fazer parte do time de estudantes para a principal e mais prestigiada competição de Física do mundo. “Acreditava que seria impossível. Foi um processo bem desafiador, anos de muito estudo e disciplina, dezenas de livros lidos, milhares de exercícios feitos e diversas aulas assistidas que no fim valeram muito a pena.”
O caminho rumo às internacionais de Física
Os alunos garantiram as vagas após excelente desempenho no 5º Torneio Brasileiro de Física (TBF), realizado em Natal (RN), de 1 a 8 de março de 2024. Os 60 melhores estudantes de Física brasileiros testaram seus conhecimentos em provas que carimbavam o passaporte rumo às olimpíadas internacionais. Os 14 melhores formaram as delegações.
O TBF premiou quatro alunos do Colégio Objetivo Integrado: Vitor Takashi, conquistou medalha de ouro; Alexandre Andrade, prata; Otavio Augusto Monforte de Oliveira, bronze; e Felipe Chiconi Pereira, menção honrosa.
Para Vitor, a medalha representou os muitos anos de estudo e dedicação. “O ouro significa não só o meu esforço mas também o dos professores incríveis que tenho no Objetivo. Foi uma experiência extraordinária. Fiz diversos amigos nessa viagem, os alunos do Objetivo também fizeram tudo ficar ainda mais incrível. Todo o apoio da família e dos amigos também é representado nessa conquista”, comemora.
O torneio possibilitou aos participantes vivenciarem uma olimpíada nos moldes da IPhO, com exames teórico e experimental. Ao final das avaliações, os alunos tiveram acesso às correções das provas e discutiram com os professores as questões e sobre como se esperava que os exercícios fossem solucionados. Os estudantes também puderam contestar os corretores sobre os resultados, caso julgassem necessário.
“A minha experiência no TBF foi muito boa, me saí bem nas provas e tive a experiência de moderar 48% da minha nota”, afirma Alexandre.
Parabéns, alunos e professores do Objetivo!
Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.