IPhO e OIbF: alunos do Objetivo representam Brasil em competições internacionais de Física

Paulo Henrique dos Santos Silva e Alexandre Andrade de Almeida, alunos do Ensino Médio do Colégio Objetivo Integrado, têm pela frente dois novos desafios. Os estudantes representarão o Brasil na Olimpíada Internacional de Física (IPhO) e na Olimpíada Ibero-Americana de Física (OIbF).

A 53ª IPhO ocorrerá em Tóquio (Japão), de 10 a 17 de julho de 2023, reunindo cerca de 350 estudantes de mais de 70 países. Paulo Henrique, medalhista de ouro em competições internacionais, conta que está empolgado. “Estou muito animado para visitar esse país incrível e conhecer pessoas do mundo inteiro novamente, e, claro, espero poder representar bem o Brasil em mais uma olimpíada internacional. Com certeza será uma experiência única”, comenta.

Veterano em competições internacionais, em 2022 ele foi medalhista de ouro na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA), sediada em Kutaisi (Geórgia). “As olimpíadas são uma oportunidade única de se aprofundar nas matérias de que você mais gosta. Mais que isso, elas te dão a chance de conhecer pessoas do Brasil e de outros países com os mesmos interesses. Conhecer diferentes culturas e visitar diversos lugares por meio dessas competições é algo único, ainda mais para um aluno do Ensino Médio”, afirma Paulo.

Alexandre Andrade, por sua vez, fará parte da delegação brasileira na 28ª OIbF. Ainda sem data e local definido para ocorrer, participarão da olimpíada países ibero-americanos como Brasil, Argentina, Chile, Portugal e Espanha. “Darei o meu melhor na prova. As olimpíadas científicas são uma forma de incentivar o aprofundamento do saber. O Objetivo incentiva muito os alunos”, comenta.

Como tudo começou

A seletiva para determinar o time brasileiro para a IPhO e a OIbF começou no ano passado, com a prova da Olimpíada Brasileira de Física (OBF). Desde então, os alunos têm estudado e se preparado para garantir uma vaga na equipe. De 29 de março a 5 de abril de 2023, 89 dos melhores estudantes de Física do país reuniram-se no Torneio Brasileiro de Física (TBF), sediado em João Pessoa (PB). O desempenho dos participantes foi utilizado como critério de classificação para as competições internacionais.

Durante o TBF, os estudantes testaram seus conhecimentos em questões teóricas e atividades experimentais. Paulo Henrique foi medalhista de ouro e o aluno com maior nota na prova teórica.

“Essa conquista refletiu dois anos intensos de preparação para conseguir uma vaga na IPhO. Tenho muito a agradecer aos professores de Física do Colégio Objetivo, que modelam o ensino a cada aluno de forma que ele atinja todo seu potencial, e também aos amigos que conheci. Estávamos juntos nas celebrações, nos momentos difíceis e agora vamos para mais um desafio”, comemora Paulo.

Outro destaque do torneio foi Alexandre Andrade, que conquistou medalha de prata. “O TBF simula uma olimpíada internacional de verdade, com isolamento, provas teórica e experimental, moderação e contato com alunos de todo o país. A experiência foi muito gratificante, tanto socialmente, por interagir com estudantes de outros estados e amigos, como também academicamente. Foi a primeira vez que eu atuei como moderador em uma olimpíada”, comenta.

Parabéns, alunos e professores do Objetivo!

TORNEIO BRASILEIRO DE FÍSICA (TBF)

OURO
Paulo Henrique dos Santos Silva

PRATA
Alexandre Andrade de Almeida

BRONZE
Eduardo China Yonamine

HONRA AO MÉRITO
Augusto Henrique Pereira Mello
Vitor Takashi Hideshima

Galeria de Fotos

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.