Irmãos Soninno trazem para o Brasil o primeiro lugar em mundial de computação

Os irmãos Roberto e Eduardo Soninno – o primeiro, ex-aluno Objetivo (atual Poli-USP), e o segundo, estudante da 2 ª série do Ensino Médio do Objetivo Mogi das Cruzes – conquistaram o primeiro lugar na maior competição mundial de tecnologia entre estudantes, a Imagine Cup, cuja final reuniu 181 estudantes de 42 países.

Patrocinado pela Microsoft, o torneio aconteceu de 6 a 12 de agosto, em Nova Délhi (Índia). Na edição deste ano, foram mais de 65 mil inscritos, oriundos de mais de 100 países, que concorreram em diversas etapas a uma vaga na final.

Sob o tema Imagine um mundo onde a tecnologia nos permite viver vidas mais saudáveis, a dupla venceu na categoria Interface Design com um projeto chamado TransplantAction, quefacilita e agiliza os transplantes de órgãos, promovendo uma conexão mais direta entre o doador e o receptor.

Imagine Cup
A participação dos irmãos Soninno na Imagine Cup vem desde o ano passado, quando apresentaram, na categoria Desenvolvimento de Web, um projeto de site para alunos do Ensino Médio, o Wazoo!, que funcionaria como um plantão de dúvidas. Essa façanha rendeu-lhes nada menos que a vice-colocação no campeonato realizado no Japão.

Este ano, Roberto e Eduardo apresentaram o conceito do que desenvolveriam na Imagine Cup aos membros da Microsoft e de outros competidores. Dessa fase, foram escolhidos 30 times mundiais, que finalizaram seus projetos e os enviaram pela Internet. Em seguida, a comissão julgadora selecionou os seis melhores trabalhos para a etapa final na Índia, e lá estava o TransplantAction.

No país de Gandhi…
Para os irmãos Soninno, cada dia na Índia, país natal de Mahatma Gandhi, trazia uma emoção diferente. Além das apresentações e eventos internos, os dois estudantes também passaram por uma atividade chamada Desafio 24h, que propunha desenvolver uma interface de um programa para auxílio a profissionais de saúde em um procedimento de salva-vidas.

“O nosso projeto, chamado CritiCare, é um sistema feito para ser utilizado em ambulâncias. A ideia é que, enquanto os paramédicos cuidam do paciente, um assistente vai enviando fotos e dados sobre o estado do doente para o hospital, agilizando o atendimento. O CritiCare foi feito em 24 horas mesmo! Nós usamos WPF, EID, 3D e reconhecimento de voz”, conta Roberto Soninno.

Mas a estada de Roberto e Eduardo Soninno não foi marcada somente com provas e desafios vencidos. Eles contam empolgados que tomaram um banho de cultura proporcionado pela visita ao Palácio Taj Mahal e ao Complexo Qutab Minar, às ruas e aos mercados de Délhi, além de provarem as iguarias da exótica comida indiana.

“A Índia é um país riquíssimo culturalmente, embora seja contrastante. Enquanto uma pequena parte da população vive de maneira confortável, a grande massa vive em completa miséria. Nós convive mos com pessoas de inúmeros países, descobrimos muito da cultura mundial, aprendemos e ensinamos muito”, conclui o estudante Eduardo Soninno.

Galeria de Fotos

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.