IYPT, na Tailândia – alunos do Objetivo participarão de mundial de jovens físicos

Matheus Camacho e Diego Pinheiro de Moura farão parte da equipe que representará o Brasil no Torneio Internacional de Jovens Físicos (IYPT), que será realizado na Tailândia

As equipes do Objetivo conquistaram duas medalhas de prata e uma de bronze na fase nacional do Torneio Internacional de Jovens Físicos (IYPT). O ótimo desempenho garantiu a participação dos alunos Matheus Camacho e Diego Pinheiro de Moura no mundial que ocorrerá na Tailândia, de 27 de junho a 4 de julho.

A edição 2015 aconteceu em abril e reuniu, no campus da Unip Cidade Universitária/Marginal Pinheiros, e na Escola Politécnica da USP, 24 equipes finalistas dos estados de São Paulo, Paraíba, Piauí, Goiás e Fortaleza. Mais de 50 equipes disputaram as vagas para a fase final, representando 10 estados.

Ansiosos com a participação no mundial, Matheus e Diego afirmam que a IYPT é fascinante e que a sinergia das equipes contribuiu para o bom desempenho. “É uma competição que só instiga os estudos de Física. As apresentações possibilitam a troca de conhecimentos e estimulam o trabalho em equipe. Darei o meu melhor na Tailândia. Quero trazer um bom resultado para o país”, destaca Matheus.

Diego completa dizendo que a IYPT é a disputa mais enriquecedora que já participou. “O torneio desenvolve tanto as habilidades científicas, quanto sociais. Temos uma grande responsabilidade, mas contamos com o apoio de todas as equipes que estiveram na fase nacional para nos prepararmos e entendermos melhor os problemas que serão cobrados.”

Physics Fights
Dirigido a estudantes do Ensino Médio e tido como um dos mais importantes eventos científicos jovens, o IYPT realiza-se por meio de grupos que debatem problemas de Física presentes no cotidiano. Na Tailândia, os Physics Fights acontecerão exclusivamente na língua inglesa, com os mesmos problemas oferecidos na fase nacional de cada país.

“O IYPT Brasil mostrou mais uma vez como os estudantes são capazes de ir muito mais longe do que o esperado para o Ensino Médio, desde que expostos a tarefas que realmente os instiguem. O resultado dos trabalhos não poderia ser mais satisfatório”, comenta Márcio Martino, coordenador geral da IYPT Brasil.

Galeria de Fotos

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.