IYPT – Paquistão: aluno do Objetivo conquista medalha de prata na Copa do Mundo da Física

IYPT – Paquistão: aluno do Objetivo conquista medalha de prata na Copa do Mundo da Física

Os estudantes brasileiros mais uma vez mostraram que estão preparados para representar o país no exterior. Otávio Augusto Monforte de Oliveira, da 2ª série do Colégio Objetivo Integrado, conquistou medalha de prata no Torneio Internacional de Jovens Físicos (IYPT), realizado em Murree (Paquistão), de 18 a 25 de julho de 2023. O aluno compôs a equipe brasileira, que disputou com 14 delegações de todos os continentes, superando competidores tradicionais como Bulgária, Irã, Croácia, México, entre outros.

“A medalha de prata foi fruto de muito trabalho, esforço e dedicação. Estou extremamente contente em saber que tudo isso valeu a pena. Volto para casa completo de satisfação e não só com uma bagagem científica, mas também com imensas lembranças e amizades. Medalhas internacionais e competições baseadas na Ciência são muito bem-vistas e contribuem para um bom currículo”, afirma entusiasmado Otávio.

Conhecido como a “Copa do Mundo da Física”, o IYPT é uma olimpíada científica de altíssimo nível voltada a alunos do Ensino Médio. Sua complexidade está no formato totalmente diferente de outras competições, pois baseia-se em discussões e resoluções de problemas de Física, com abordagem exclusivamente em língua inglesa, em debates de 50 minutos, os chamados Physics Fights. Os problemas abrangem várias áreas da disciplina e desenvolvem a criatividade, a concentração, o raciocínio indutivo e dedutivo, a habilidade de construir hipóteses, a capacidade de observação, de análise de argumentos e de formulação de hipóteses.

“Pela qualidade da apresentação dos problemas, a atuação do Brasil foi fantástica. Essa conquista ratifica a importância do país no estudo da Ciência e o coloca entre os melhores do mundo no que diz respeito às olimpíadas do conhecimento”, destaca Ronaldo Fogo, coordenador dos cursos especiais de Física do Objetivo.

Ibraim Rebouças – ex-aluno olímpico do Objetivo e hoje engenheiro elétrico pela POLI-USP – é orientador de Otávio no Colégio Objetivo Integrado e acompanhou a delegação brasileira, atuando como monitor. Ele conta que essa edição do IYPT foi uma das mais difíceis, com muitos problemas de eletromagnetismo e hidrodinâmica que, em geral, são de resolução complexa. “Mas o Brasil foi lá e conquistou mais uma vez seu lugar no pódio. Otávio Augusto tem apenas 15 anos e é a primeira vez que participa de uma olimpíada internacional. Para ele, a conquista de uma medalha tão cobiçada quanto a de prata adquire ainda maior importância, já que as portas de muitas universidades nacionais e estrangeiras se abrirão no vestibular. ”

Para chegar ao mundial, Otávio Augusto Monforte participou do IYPT Brasil, fase nacional realizada de 24 a 26 de março, no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP). De 12 equipes participantes, apenas as cinco vencedoras puderam indicar um representante para o mundial.

Otávio foi indicado por sua equipe, The Bohred Physicists, para representar o Objetivo e o Brasil no Paquistão. “Participar do IYPT Brasil foi uma experiência que, sem dúvida, marcou meu Ensino Médio. Sinto como se o torneio nacional tivesse sido uma grande aventura que, ao fim, abriu as portas para uma aventura maior ainda: a fase internacional. Foram muitas idas e vindas em diversos aspectos e, pode parecer que não, mas dá um gostinho de quero mais”, conclui o aluno.

Galeria de Fotos

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.